9 Dicas Essenciais da Dieta do Hipotireoidismo

Muitos pacientes que fazem um tratamento com levotiroxina sódica continuam com os sintomas. Mesmo aumentado a dosagem dos remédios os sintomas podem piorar ao longo dos anos. O que fazer nesses casos? Se a levotiroxina não elimina os seus sintomas, você tem de procurar outras formas de melhorar a sua saúde. Isso é possível modificando alguns hábitos de vida:

  • Mudar alimentação para tratar o hipotireoidismo.
  • Fazer exercício físico para acelerar o metabolismo e otimizar o sistema endócrino.
  • Melhorar a qualidade do sono.
  • Eliminar o estresse da sua vida.

Hoje vou falar especificamente sobre o primeiro passo de um tratamento funcional da doença: a dieta para a tireoide.

Não espere ouvir isso do seu médico… Adaptar a alimentação ao hipotireoidismo ou à tireoidite de Hashimoto é o maior fator de superação e gestão da doença. Você pode fazer tudo certo e estar usando os melhores suplementos ou remédios disponíveis, mas se a sua dieta estiver inadequada, então você estará lutando uma batalha que não pode vencer.

Quando você decidir modificar os seus hábitos alimentares para tratar a tireoide o seu primeiro problema é decidir em quem confiar a sua saúde. Existem muitas dietas e dicas alimentares ultrapassadas e sem base científica.

A Dieta da Tireoide

Atualmente o melhor sistema de alimentação para o hipotireoidismo começa com uma dieta paleolítica modificada, que depois é adaptada a cada paciente. A dieta paleolítica é rica em alimentos de alta densidade nutricional (carne, peixe, vegetais, frutas, nozes) e minimiza a ingestão de alimentos processados. Os carboidratos da dieta da tireoide são complexos e de absorção lenta, de forma a manter os níveis de glicemia mais estáveis.

A dieta da tireoide tem 3 fases: a dieta detox de 30 dias, a dieta de reintrodução e a dieta personalizada. Vamos agora falar de cada uma das fases.

Dieta Detox de 30 Dias

Os primeiros 30 dias da dieta – a dieta detox de 30 dias – consiste em uma variedade de alimentos de alta densidade nutricional não processados. Você vai ter 3 listas de alimentos: alimentos a comer sem restrição, alimentos a comer em moderação e alimentos a evitar. O objetivo é aumentar a ingestão de nutrientes, diminuir a ingestão de toxinas e calorias em excesso.

Durante o primeiro mês você vai sentir um aumento na sua energia e bem estar. Durante este tempo o sistema digestivo tem a oportunidade de desintoxicar e recuperar. O seu sono vai melhorar e os seus níveis de estresse vão diminuir.

Dieta de Reintrodução

Após fazer a dieta detox e você vai sentir melhor e vamos guiar você a adaptar a dieta às suas necessidades. Na segunda fase da dieta você vai reintroduzir alimentos para identificar sensibilidades ou intolerâncias alimentares. Estas intolerâncias causam reações autoimunes, que pioram os sintomas da tireoidite de Hashimoto e de hipotireoidismo.

As mais comuns são a intolerância ao glúten e à lactose, mas muitas vezes não chega evitar estes alimentos e também é necessário evitar alimentos de reação cruzada com o glúten e lacticínios. Em outras palavras, você vai testar diferentes grupos alimentares e alimentos específicos para descobrir se você tem sensibilidades ou intolerâncias até chegar à sua dieta personalizada ideal.

Dieta Personalizada

A terceira fase da dieta consiste na personalização de macronutrientes e na optimização da queima de gordura. Uma das consequências do hipotireoidismo é o aumento de peso. O aumento de peso acontece por várias razões. A primeira é o metabolismo mais lento que faz você queimar menos calorias. Outra causa importante do aumento de peso são os altos e baixos emocionais que o hipotireoidismo causa, que acabam na procura de conforto através da comida.

Emagrecer com hipotireoidismo é difícil, mas é possível com a estratégica certa. Se você quer começar a dieta da tireoide veja os nossos livros onde temos várias opções, incluindo a dieta, cardápios e receitas.

Dieta para a Tireoidite de Hashimoto

A tireoidite de Hashimoto uma doença autoimune que destrói a tireoide e é a principal causa de hipotireoidismo. Infelizmente a medicina convencional não tem um tratamento para esta doença e normalmente é administrado o mesmo tratamento com levotiroxina sódica, que não vai fazer nada para tratar causa real da doença.

Na dieta da tireoide temos um cardápio e receitas autoimunes para o tratamento de Hashimoto que permite diminuir ou eliminar os sintomas e tratar as intolerâncias alimentares e a permeabilidade intestinal que causa a doença.

Agora que já fiz um resumo de como funciona a dieta da tireoide, vou agora dar umas dicas de alimentação que você pode começar a aplicar já hoje. Esta não é uma dieta completa, pois é impossível explicar isso em um artigo, mas sim alguns princípios que vão ajudar você a se sentir melhor.

Alimentação Saudável É Necessidade Ou Opção?

Com toda a informação publicada na internet é muito difícil encontrar a dieta certa para o hipotireoidismo. A maioria das dietas estão desatualizadas e tem como base em pesquisa de má qualidade ou irrelevante no que toca ao tratamento da tireoide. Nos últimos anos têm sido feitas diversas pesquisas de grande expressão, que só agora estão começando a divulgar fatos relacionados ao hipotireoidismo.

Melhor Dieta para HipotireoidismoA nossa dieta é baseada nos princípios da medicina funcional, e tem como objetivo o tratamento das causas subjacentes da doença. A administração de levotiroxina sódica pode ser necessária, mas não trata a causa da doença. É necessário ir mais fundo para ajudar o organismo a produzir hormônios de forma natural. Isto é possível quando você fornece os alimentos certos ao seu corpo… Ai a sua saúde vai começar a melhorar. Eventualmente você vai poder diminuir a dosagem dos remédios e ter mais saúde com menos efeitos colaterais dos remédios.

Existe muita informação incorreta na internet e infelizmente vai levar anos ou até mesmo décadas para o público em geral, e até mesmo a comunidade médica aceitar o fato de que muitas das crenças alimentares que existem hoje são completamente falsas. Até isto acontecer, eu pretendo compartilhar algumas modificações que você pode fazer na sua alimentação para diminuir os sintomas do hipotireoidismo.

A alimentação é de extrema importância para a saúde. Eliminar os alimentos prejudiciais e aumentar o consumo de alimentos saudáveis para a tireoide não é uma opção, mas sim uma necessidade.

Os sintomas do hipotireoidismo estão relacionados com a glândula da tireoide, mas também podem estar relacionados com intolerâncias alimentares, fadiga adrenal problemas no eixo HPT e outros fatores que influenciam os hormônios essenciais ao funcionamento da tireoide e do metabolismo em geral.

Muitas vezes aceitamos muitas coisas que lemos como a verdade, sem questionar ou verificar os fatos. Este artigo vai fazer você questionar as suas escolas alimentares.

Aqui estão as dicas mais importantes que você pode implementar na sua alimentação:

Alimentos Light e de Soja São Saudáveis?

A primeira dica de que vou compartilhar com você é a mais importante. É também um tema controverso, visto que há grandes elogios e recomendações aos “alimentos saudáveis” e “alimentos light”, quando na verdade muitos destes alimentos podem estar contribuindo para piorar o seu hipotireoidismo.

Alguns dos primeiros alimentos que vêm à mente são os alimentos que contêm soja. Isso inclui soja, edamame, leite de soja, tofú, etc. A soja é muito estrogênica e inibe a glândula tireoide de secretar seus hormônios. A maioria da soja produzida é transgênica e os produtos são processados e contêm muito açúcar. O que você acaba por comer é um alimento artificial que contém poucos nutrientes, muitas calorias e poucas proteínas ou gorduras saudáveis.

Isto é preocupante porque eu já vi vários programas alimentares para hipotireoidismo recomendando usar a soja, sem nunca discutir essa ligação muito importante.

Outro alimento muito controverso que contribui diretamente para o hipotireoidismo são as gorduras poli-insaturadas ômega 6. Essas gorduras têm sido apontadas por anos por suas propriedades benéficas, ignorando as pesquisas que mostram claramente os malefícios relacionados ao hipotireoidismo. Para diminuir a ingestão de ômega 6 pode começar por evitar os óleos vegetais.

O excesso de ômega 6 causa inflamação e suprime a função tireoidiana. Para resolver este problema é necessário ingerir menos ômega 6 e mais ômega 3. O que importa é o rácio entre ômega 3 e ômega 6. A pesquisa científica contra essas gorduras não pode ser ignorada. E a dieta ideal contra o hipotireoidismo estabelecer um equilíbrio entre a ingestão de ômega 3 e ômega 6. Aumentar a ingestão de ômega 3 e diminuir a ingestão de ômega 6 é muito importante.

Não Ingerir Alimentos Processados

Se há uma coisa que quase todos que fazem dieta para hipotireoidismo podem concordar, é que os alimentos processados não devem estar presentes na sua dieta.

Alimentos processados ou embalados são carregados com grãos processados que aumentam o nível de açúcar no sangue e causam picos de glicemia que não são desejáveis para pacientes de hipotireoidismo. Isso causa um aumento nos níveis de insulina e leva ao aumento de massa gorda. Após o pico de insulina, também gera uma resposta do hormônio cortisol, a fim de elevar novamente os níveis de açúcar no sangue.

Evitar consumir alimentos processados é uma forma ingerir menos toxinas e menos calorias vazias. Este tipo de alimentos têm uma densidade calórica muito elevada e uma densidade nutricional baixa. A maioria dos alimentos processados são ricos em açúcares e têm sabores artificiais muito fortes. Estes alimentos são feitos para você ficar desejando estes sabores e tornam muito mais difícil o controlo de porções. Além das calorias é muito difícil parar de comer! Estes alimentos aumentam o apetite por mais alimentos ricos em carboidratos. É um ciclo vicioso que você tem de quebrar.

Além disso os alimentos processados contêm químicos tóxicos como realçadores de sabores e conservantes. Estes produtos químicos são tóxicos e contribuem para a congestão do fígado o que torna ainda mais difícil converter os hormônios da tireoide necessários em sua forma ativa.

Evite completamente os refrigerantes (incluindo diet), sucos embalados, óleos vegetais, lacticínios, cereais com glúten e tudo o que contém açúcar.

Aumentar a Ingestão de Gorduras Saturadas

Existem muitas críticas negativas e infundadas a respeito das gorduras saturadas. Os críticos continuam a citar estudos ultrapassados e mal executados com mais de 50 anos, ignorando a enorme quantidade de pesquisas que mostram seus benefícios.

Um dos principais benefícios das gorduras saturadas que é que ajudam a anular os efeitos negativos das gorduras poliinsaturadas tóxicas.

Também melhoram a resposta à insulina, que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrado e reduzir o hormônio cortisol. Hormônios de estresse elevados também são uma das causas de hipotireoidismo pois levam à fadiga adrenal.

Apesar disso é importante ter cuidado com gorduras animais, porque podem não ser o que aparentam. Por exemplo, todos os bovinos que são engordados com o milho, soja e outros alimentos que são ricos em gorduras ômega 6. Devido a isso, suas gorduras corporais contêm menos ômega 3 e mais ômega 6.

Portanto, é importante incluir apenas as gorduras saturadas de alta qualidade em sua dieta. Isso inclui manteiga, óleo de coco e animais alimentados com capim e grama.

Comer Fruta

Para os hipotireoideanos é muito importante manter a glicemia estável. Para isso é essencial eliminar alimentos processados e o açúcar, mas é necessário encontrar carboidratos saudáveis e fáceis de consumir. Então quais são os carboidratos recomendados? A fruta é uma boa escolha pois tem uma densidade nutricional elevada e a absorção do açúcar da fruta é lenta devido à fibra.

A maioria das frutas é muito rica em potássio, que desempenha um papel importante na regulação de açúcar no sangue. Isto ajuda a reduzir a necessidade de insulina e a manter o nível de açúcar no sangue mais estável durante longos períodos de tempo.

Regulando o açúcar no sangue, é mais fácil reduzir os hormônios de estresse, que como eu mencionei acima, são um problema comum no hipotireoidismo.

Aumentar o Consumo de Sal

Há uma série de mitos a respeito do sal, mas ele é mais importante do que as pessoas imaginam. O sódio um nutriente muito importante que o seu corpo precisa para realizar várias funções. Por exemplo, o sódio é necessário para a regulação da pressão sanguínea adequada e é responsável para a regulação de outras funções importantes relacionadas com a tireoide.

Um dos sintomas mais comuns do hipotireoidismo é o edema e o inchaço. O edema é um problema nas células, que passam a absorver mais a água. Entretanto, quando suas células absorvem água, perdem sódio, que é excretado através da urina.

Quando o seu nível de sódio está baixo, o seu metabolismo abranda e aumenta os hormônios de estresse. Os hormônios de estresse elevados acabam agravando vários sintomas.

A maioria das pessoas precisa de muito mais sal do que elas pensam. Existem vários tipos de sal que são melhores que o sal iodado. É recomendado tomar sal dos Himalaias, flor de sal ou sal Kosher.

Consumir Caldo de Osso (Tutano)

O caldo de osso ou tutano é uma das melhores fontes de proteína que você pode ingerir. O tutano era comumente encontrado nas dietas da maioria das pessoas há mais de um século atrás. Agora é um componente esquecido de quase todas as dietas saudáveis.

O tutano é rico em nutrientes e muito fácil de digerir. É indicado porque contém uma mistura de aminoácidos anti-inflamatórios que estão ausentes em muitas fontes de carne ou vegetais.

Comer Alguns Mariscos

Viver perto da água tem as suas vantagens, especialmente quando se trata de frutos do mar. Os mariscos em geral são realmente muito benéficos para a sua tireoide.

Para começar, são uma boa fonte de hormônios da tireoide, que raramente temos em nossa dieta de carne padrão. Portanto, comer mariscos só pode melhorar a função da sua tireoide.

Outro benefício surpreendente dos mariscos, é que eles são naturalmente ricos em selênio. O selênio é um dos principais nutrientes que é necessário para converter o T4 inativo para o hormônio da tireoide T3 ativo em seu fígado.

Alimentos Goitrogênicos

Este é um dos tópicos mais falados quando se trata da dieta do hipotireoidismo. Os goitrogênicos são alimentos ou remédios que dificultam a absorção de iodo e pode causar o bócio.

Há uma série de equívocos sobre vegetais crus versus cozidos. Apesar dos vegetais crus conterem mais nutrientes do que vegetais cozidos, a absorção dos nutrientes pode não ser a mesma. Não é só o que você come que é importante, mas sim o que você consegue digerir.

Como os vegetais têm um efeito goitrogênico mais forte e podem ser mais difíceis de digerir. Cozinhar os vegetais diminui o efeito goitrogênico e pode ajudar a absorver melhor os nutrientes. Apesar disso existe um alarmismo extremo sobre o consumo de vegetais verdes e o seu efeito goitrogênico. O consumo de 2 a 3 porções de vegetais classificados como goitrogênicos não vai prejudicar a função da tireoide. O consumo de refrigerantes ou remédios com efeitos goitrogênicos é muito mais grave do que comer algumas folhas de repolho.

É recomendado ingerir uma combinação de vegetais crus e vegetais cozidos. Se você consome um suco detox ou suco verde com repolho ou espinafre, então pode consumir vegetais cozidos com a refeição.

Café, Chá e Cafeína

Acredite ou não, mas o café tem alguns benefícios surpreendentes para o hipotireoidismo. Atenção que o café pode ser prejudicial para quem tem tireoidite de Hashimoto e hipertireoidismo.

Alguns pacientes com hipotireoidismo não se dão bem com o café, enquanto outros não tem problemas. O café não deve ser tomado em estômago vazio.

O café é rico em cafeína, que trabalha para estimular a sua tireoide e dar energia, mas também é rico em magnésio e vitaminas do complexo B, que são ambos necessários para o bom funcionamento da tireoide. Os estudos suportam essas alegações mostrando que indivíduos que ingerem café têm menor incidência de doenças da tireoide, incluindo câncer.

Suplementos para a Tireoide

A suplementação de nutrientes pode ajudar no tratamento da tireoide, mas atenção… A alimentação é mais importante. Como o nome indica, um suplemento é uma adição à dieta e não é uma base. Existem vários suplementos que podem beneficiar pacientes com a tireoide lenta.

Os suplementos mais importantes para a tireoide são o iodo, selênio e o zinco. Se você ingerir os alimentos certos a suplementação de iodo e selênio não é necessária. Veja os artigos sobre iodo e selênio para descobrir quais os alimentos ricos nesses minerais.

Além destes, você pode beneficiar da suplementação com magnésio, vitamina D, glutationa, glândula tireoide dissecada, vitamina C e óleo de fígado de bacalhau. Para mais informações sobre as dosagens desses nutrientes veja o artigo sobre a suplementação para a tireoide.

Em Resumo…

Uma dieta direcionada para a otimização hormonal é essencial no tratamento da tireoide. É necessário ter algum cuidado ao seguir instruções aleatórias que encontrar na internet, pois muitas dicas são baseadas em informação ultrapassada, mal interpretada e incompatível com o tratamento da tireoide.

Deve começar por evitar o consumo de alimentos industrializados e aumentar o consumo de alimentos de alta densidade nutricional. Ao fazer isso você vai aumentar a ingestão de nutrientes necessários para reparar e otimizar o sistema hormonal, enquanto baixa a ingestão calórica.

As intolerâncias ou sensibilidades alimentares ao glúten ou produtos lácteos pode causar o agravamento dos sintomas de hipotireoidismo e da tireoidite de Hashimoto. A melhor forma de identificar estas sensibilidades é removendo o glúten e os produtos lácteos durante 30 dias e depois reintroduzir e ver que diferença sente nos seus sintomas.

Os suplementos podem ser uma ajuda importante, mas sozinhos não resolvem o problema. Deve modificar a alimentação e os suplementos pode dar uma ajuda extra.

Se você sofre de hipotireoidismo há muitos anos, se toma medicação e continua com sintomas, então experimente a nossa dieta.

Muitas pessoas já tiveram sucesso em eliminar os sintomas da doença, ficaram muito felizes com o aumento dos níveis de energia e bem estar.

Para saber mais sobre o impacto da alimentação na tireoide veja os seguintes artigos, que aprofundam alguns assuntos mais técnicos:

  • Como a síndrome metabólica e a glicemia afetam o funcionamento da tireoide.
  • Como a hiperglicemia crônica afeta o a saúde, levando ao funcionamento irregular da tireoide e ao aumento de peso.
  • Como a hipoglicemia aumenta os hormônios de estresse como o cortisol e piora os sintomas do hipotireoidismo.

 

 

Comentários

  1. Kleita diz

    Gostaria de receber uma lista de alimentos específicas… Pois tenho sofrido muito com essa doença. Obrigado.

    • Tania diz

      Bom dia, Poderia por favor me enviar uma lista de alimentos e bebidas que favorecem o tratamento? Pois tenho tiroide e estou me tratando com remédio.

      Obrigada.

      • Mauricio diz

        É possivel receber uma lista com alimentos bons para o tratamento da hipotireoidismo?

        • Robson diz

          Estamos a elaborar um livro eletrônico gratuito com uma lista de alimentos bons e maus para o hipoteoidismo e tireoidite de Hashimoto. Estará pronto nas próximas semanas.

          • Luciana Bravo diz

            Gostaria muito de ter acesso ao livro, pois sofro muito com a doença. Grata, Luciana.

          • Robson diz

            O livro vai estar disponível nas próximas semanas.

          • Schmalz diz

            Que maravilha, assim podemos aprender mais sobre essa doença… Só temos que agradecer! Obrigada.

          • Cecilia Barreto diz

            Gostaria de receber esse livro sobre a maneira correta de se alimentar, porque pelo visto eu estou fazendo tudo errado. Grata.

          • Clarice diz

            Por favor, estou com cancer de tireoide depois de 13 anos de tratamento e estou com 12 kilos a cima do peso. Poderia por favor me passar uma lista de coisas saudáveis que posso comer para eliminar peso e melhorar até à cirurgia. Obrigada. Atenciosamente, Clarice.

          • Bárbara Oliveira diz

            Estou a espera desse livro informativo, um abraço.

          • Robson diz

            Cara Bárbara, a revista eletrônica e os livros já estão disponíveis. Para mais informações basta inserir o seu email para subscrever à nossa newsletter.

    • Tayna Perpetua diz

      Eu também gostaria.

      • Fatima diz

        Descobri à pouco que tenho hipotireoidismo e um nódulo de 21 mm. Gostaria de saber se com essa dieta o nódulo diminui. Obrigada.

  2. Lenirce diz

    Gostei muito desta publicação, me ajudou muito.

    • Wilza Paula diz

      Adorei as dicas, foi o que você mesmo disse eu estava fazendo a dieta totalmente errada, espero receber mais dicas sobre esse tema, muito obrigada.

  3. Carla diz

    Adorei o assunto, mas descobri hoje que estou com minha TR alterada.

  4. Dalva diz

    Olá… Gostei muito do seu site e principalmente das explicações sobre o hipotireoidismo… Tenho sofrido muito com isto, gostaria se possível, que me ajudasse me indicando uma dieta especifica para hipotiroidismo, estou bem acima do peso e não consigo emagrecer de jeito nenhum. De uns tempos pra cá tenho roncado muito durante a noite o que tem me desanimado e constrangido muito… Por favor me ajude.

    • Maria Eulalia Laterça diz

      Tenho hipotiroidismo e gostaria de saber quais alimentos devo evitar e quais os mais benéficos. Tomo Syntroid de 50mg. Muito grata.

      • Robson diz

        Cara Maria, para uma lista de alimentos a evitar e alimentos benéficos basta subscrever à newsletter. Após a confirmação é enviada uma apostilha com toda essa informação.

  5. Cláudia diz

    Parabéns pelos textos. Me ajudou muito e tenho divulgado. É uma pena que a maioria da classe médica por motivos “inexplicáveis” não faz o papel de orientação. E dá-lhe remédios…

  6. Tania diz

    Gostaria de receber a dieta para hipotireoidismo, tomo puran 100mg. Me ajude por favor, estou pesando 85kh, tenho só 1.60m, e já tirei a tireoide.

  7. Renata Sanchez diz

    Olá Dr. Gostaria de saber se o senhor atende consultas particulares? Tenho interesse em conhecê-lo e me consultar, pois tenho hipotireoidismo. As informações contidas aqui demonstram extremo conhecimento e domínio no assunto. Obrigada!

  8. Denise diz

    Adorei as dicas.
    Descobri essa semana que tenho hipotiroidismo e ainda estou um pouco perdida.
    Obrigada

  9. Lucymar diz

    Adorei, descobri alguns dias atrás que tenho hipo… Gostaria de saber a dieta e o que posso fazer para estimular esta glândula e controlar a doença. Obrigada, Lucymar.

  10. Erika diz

    Sofro de hipotiroidismo e essas dicas vieram me dar uma luz! Obrigada.

  11. Cristiane diz

    Parabéns!!
    Pela primeira vez, em um único site, encontro dados realmente verdadeiros sobre o hipotireoidismo.
    Até hoje, fui coletando informações aqui e acolá pela internet, mas nenhum site ou texto, esclareceu tão bem, como alguns alimentos e bebidas agem no organismo de quem sofre desta doença até então.
    O parágrafo sobre a água, foi simplesmente excelente!!
    Estou bem acima do peso, com muitas dificuldades para eliminá-los e me sentindo péssima, apesar de minha tireoide estar controlada. Por gentileza, teria como você me enviar a lista completa destes alimentos específicos que contribuem para o mal e o bom funcionamento da tireoide. Realmente tenho sofrido muito deste mal.
    Desde já agradeço!!

  12. Maria Ap. Bottaro diz

    Gostei muito das explicaçoes gostaria de receber os quais os alimentos corretos. Tou sofrendo muito com essa doença.

  13. Sarah diz

    Olá. Gostaria de pedir para vocês se é possivel me passar a dieta do hipotireoidismo. Muito obrigado.

  14. Karina diz

    Parabéns, excelente site, bem explicativo e de fácil entendimento para todos nós que sofremos com essa danada da tireoide, principalmente pelo lance da água, pois a maioria das pessoas insistem em beber muita água, sem analisar cada caso. Infelizmente como muitos já disseram, realmente os médicos não fazem questão nenhuma em nos ajudar nos mínimos detalhes, como essa dieta especifica para quem sofre de HIPOTIROIDISMO. Poderia por favor, me fornecer ou indicar essa dieta especifica, pois como na maioria dos casos, estou bem acima do peso, retendo muito liquido, sofrendo com unhas fracas, quedas de cabelo, estresse altíssimo e todos os sintomas relacionados a essa doença. Hoje tomo 200 grs de Puran, porem não esta sendo o suficiente, e amanha iniciarei o uso em conjunto do Triiodotironina, o famoso T3, tão pouco difundido em nosso país, e que em certos casos mais complicados, onde o T4 sozinho não consegue sintetizar e ajudar o nível de T3 baixar, faz se necessários, porem muito pouco prescrito, e quase nunca divulgado. Inclusive, você poderia incluir no site, um arquivo esclarecedor sobre o Triiodotironina, acho que ajudaria muitas pessoas como eu que estava a 5 anos tratando sem sucesso. Parabéns mais uma vez.

  15. Regina C. diz

    Estas informações podem me ajudar em muitas coisas.
    Tenho hipotireodismo causado por iodo radioativo, pois já tive hipertireodismo, e realmente nenhum médico me explicou nada disso. Gostaria de saber também se quando passamos por alguns momentos difíceis na vida podem alterar os niveis de hormônio.
    Essa dieta eu também desconhecia, gostaria de saber quais alimentos podem melhorar a qualidade de vida de quem sofre hipotireodismo. Grata.

    • Luz diz

      Regina, eu tenho o mesmo problema devido ao iodo radioativo também! Se souber alguma coisa, me diga. Obrigada.

  16. Mara diz

    Gostei muito das suas explicações. Gostaria muito que você me enviasse uma lista com os alimentos que podem me ajudar.

  17. Telma Teixeira Pereira diz

    Gostaria de saber quais alimentos seriam mais apropriados ingerir pela pessoa com hipotireoidismo. Desde já, agradeço. Telma

  18. Eula Maria Conceição diz

    Adorei, gostaria saber uma relação o que deve comer o intermediario e que devo desprezar. Tenho sonolências durante o dia, fico até constrangida, isto também é uma reação da doença? É possível regredir quando já tem um coágulo no pescoço só com medicamentos? Parabéns pela sua nitidez ao explicar leigos, precisamos desta disposição, de alguém que interesse e queira realmente ajudar.
    Agradeço. Desejo-lhe muito sucesso.

  19. Solange diz

    Boa noite,

    Gostaria muito de agradecer pelas informações compartilhadas. Me entristece muito o fato de que os endocrinologistas não demonstram o menor interesse em nos ajudar, já passei por 3 no período em que estou me tratando e nenhum deles comentou sobre uma dieta específica para este problema. Procurei uma nutricionista para tentar resolver o problema e não consegui perder peso, pois a dieta era baseada em alimentos com soja, vegetais crus, muita agua e me pedia para restringir o consumo do sal. Atualmente estou sofrendo muito com o excesso de peso, desânimo extremo, depressão, queda de cabelos, unhas fracas e muito quebradiças, e muita fraqueza, estou muito preocupada pois minha TR está muito alterada também. Se possível, gostaria de receber uma lista completa desses alimentos prejudiciais e uma dieta para o tratamento do hipotireoidismo.
    Grata

    Solange

  20. Terezinha Tonucci diz

    Adorei as explicações, mas preciso que me mande a tabela dos maus e bons alimentos para o hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto. Obrigada.

    • Luz diz

      Isso é o oposto ao hipotiroidismo! No híper e também na doença de Hashimoto, a tiroide produz hormônios a mais, e no hipo a menos!

      • Robson diz

        A doença de Hashimoto causa hipotireoidismo. A doença autoimune relacionada com o hipertireoidismo é a doença de Graves.

  21. Eliane Belluco diz

    Tenho tireoidite de Hashimoto e gostaria de saber se a dieta é a mesma do hipotiroidismo e gostaria de receber. Desde já agradeço pelas informações que deveriam ser passadas pela classe médica e que infelizmente poucos tem acesso.

  22. Felipe diz

    Muito bom o conteúdo do site, e gostaria se você pudesse me encaminhar uma lista de alimentos que é possível ingerir, pois o hipotireoidismo não é facil.

  23. Maria de Fatima Naves diz

    Olá. Acabei de pegar os resultados dos exames, tenho hipotireoidismo. Gostaria de sber o que faço. Alimentaçao correta, exercios, etc.

  24. Evandro Meregalli diz

    Gostaria de receber uma lista com alimentos mais adequados para que eu possa perder peso, porque o hipotiroidismo dificulta muito a perda de peso e tem alguns diferenciais em relação a dietas para pessoas que não sofrem problemas com sua glândula, obrigado.

  25. Jerusa Almeida diz

    Olá, amei a forma que este assunto foi abordado.
    Mas fiquei com uma dúvida quanto a dica dos vegetais. Pois o indicado são os legumes cozidos, uma vez que os nutrientes dos cozidos são melhores aproveitados.
    Mas para pessoas que tem problemas intestinais é aconselhável comer fibras.
    Tenho hipotireoidismo e sou mais afetada no meu sistema digestivo, pois tenho muita dificuldade para ir ao banheiro. Por este problema tenho consumido muitas fibras. Devo ou não devo comer fibras para facilitar minha ida ao banheiro?

    • Eduardo Rott diz

      Querida, sou apenas um anônimo, que faz tratamento de reposição hormonal com um especialista reconhecido no Brasil. Acho que se você tá com problemas intestinais, graças à tireóide, deve fazer exatamente o oposto, comer menos fibras. Pelo menos por enquanto. Pelo menos até que seu tratamento (que suponho que você esteja fazendo) com T4 mais T3 melhore seu metabolismo e possibilite que você consiga digerir melhor fibras.
      Comendo carboidratos com menos fibras (batata inglesa etc), teoricamente vai possibilitar uma digestão facilitada. Logicamente, com bom acompanhamento de uma boa dieta, com proteínas de qualidade e boas gorduras (oliva extra-virgem, omega 3 etc).
      Abraço e boa sorte!

    • Eduardo Rott diz

      Você deve fazer o oposto, pelo menos por enquanto. Comer menos fibras vai facilitar a digestão e melhorar o trânsito intestinal. Fazendo tratamento certinho para aumentar o metabolismo, com T4 e T3, você vai estar posteriormente apta a digerir melhor fibras.
      Não sou médico, porém estudo assuntos hormonais e faço reposição hormonal com um cara reconhecido no Brasil.
      Abraço e boa sorte!

  26. Kelly Miranda diz

    Olá. Também tenho hipotireoidismo, depois de ter tratado com iodo radiativo, sinto muito cansaço e também gostaria de receber as listas de alimentos que ajudam no tratamento do hipo e na dieta. Se atendida ficarei grata.

  27. Sueli diz

    Obrigada por todas as informações, já tenho um bom tempo que tomo Puran T4 e todas as vezes que volto ao endocrinologista, com os exames, nada melhorou e ele aumenta a dose do remédio. Estresse, unhas quebradiças e fracas, queda de cabelo e outros sintomas, tenho todos. Não consigo emagrecer, gostaria se fosse possivel enviar uma dieta saudável, bem como uma tabela de alimentos para o tratamento. Obrigada e parabens pelo site.

  28. Fabiana Da Silveira Barreto diz

    Olha adorei. Se for possível por favor me mandar uma lista com os alimentos, serei grata eternamente. Tenho sofrido muito com o cansaço, sem desejo sexual, estresse e niguém me fornece informações corretas sobre hipo. Muito triste pois não perco peso e ainda tenho pressão alta. Sou obrigada a tomar muita água e diminuir o sal. Obrigado.

  29. Adriana diz

    Olá… Estou super confusa… Fui num médico que trabalha com hormônios bioidênticos e estou fazendo uso dos mesmos para menopausa(tenho 50 anos) Durante a última consulta de acordo com minhas queixas ele suspeitou do hipotireoidismo e pediu que eu verificasse minha temperatura basal por 5 dias e dividisse por 5… Se apresentasse valor inferior a 36 graus C, era um forte indício de hipotireoidismo sub clínico.

    Também tenho queixa de cansaço, queda acentuada de cabelo, colesterol aumentando muito, desânimo… Porem os exames de laboratório estão nls.

    Mandou que eu manipulasse 2 medicamentos:
    Tiroxina sódica(14) 25mg,triodotironina sodica(13) 5mg em jejum
    triodotironina sodica(13) 5mg as 17hs
    Estou usando tb hidrocortisona de 10mg pois estou com cortisol baixo.

    Estou muito insegura em fazer a medicação… Já que meu médico não é endócrino e tenho medo de detonar mais ainda minha tireoide.
    O que me sugere? Moro no interior e temos dificuldade em determinadas especialidades… Aguardo retorno por favor! Obrigado!

  30. Maria de Fátima Bezerra diz

    Excelente artigo sobre hipotiroidismo!

  31. Ana diz

    Ótimo artigo. Gostaria de receber a dieta e a lista dos alimentos apropriados. Tomo chá verde isso ajuda na retenção de líquidos?

  32. Cleuza diz

    Boa Noite!
    Fiquei surpresa com todas as explicações, descobri que tenho hipo a cerca de 6 meses. Contudo, sofro com a questão dos exercicios fisicos que ao terminar estou exausta, fadigada, e nunca entendi o porque, agora com as explicações, pude entender melhor. E ainda para complicar mais um pouquinho entrei na menopausa.
    Quanto a alimentação gostaria de saber mais a respeito o que é bom e o que faz mal.

  33. Juliana Sales diz

    Desenvolvi hipertireoidismo durante a gravidez. Alguns anos após o parto, precisei fazer aplicação de iodo radioativo, e, com isso, passei a desenvolver os sintomas do hipotireoidismo, passando a ser medicada com o Puran T4.
    Ultimamente tenho me sentido péssima, sentindo praticamente todos os sintomas da doença. Por conta da fadiga e da sonolência exageradas, já fui chamada até de preguiçosa!
    No entanto, apesar de estar tomando o Puran à mais de 2 anos, é a primeira vez que ouço falar em dieta para hipotireoidismo.
    Só tenho que agradecer!
    Vou tentar melhorar meu tratamento, adequando a minha dieta.

  34. Rita de Cassia Paz diz

    Excelente esse assunto. Tenho Hipotireoidismo há 5 anos e gostaria de tratar esse mal da maneira correta. Por favor você poderia me passar os alimentos dessa dieta…

    Obrigada

  35. Isabel diz

    Recentemente fiquei sabendo que estou com hipotireoidismo. Há tempos estava sofrendo com os inúmeros sintomas que se apresentavam e sua matéria veio esclarecer-me muito. Os médicos não nos fornecem tais informações, que pelo que li, são deveras importantes.
    Gostaria, se puderes, enviar-me uma lista dos alimentos que devo ingerir para diminuir o nível da tireoide.
    Obrigado.
    Att. Isabel.

  36. Arlete Conceição Apoitia diz

    Gostei muito do site de todas as explicações sobre hipotireoidismo que recentemente descobri estar, mas que acredito já ter há alguns anos. Copiei os alimentos que são benéficos e também os maléficos, mas ainda fico em dúvida entre tantos outros.

  37. Neusilene diz

    Boa noite. Gostaria se possível, que me ajudasse me indicando uma dieta especifica para hipotiroidismo. Estou acima do peso e não consigo emagrecer. Obrigada!

  38. Neusilene diz

    Boa noite, este caldo de osso seria o mocotó??

  39. Valesca diz

    Olá! Trato da hipo há 17 anos. Não engordo muito, porém fico inchada constantemente. Sintomas de cansaço e perda de sono são comuns. Pela primeira vez eu li sobre a importância da alimentação para esta doença. Também quero pedir a lista de alimentos. Obrigada.

  40. Nilza diz

    Oi. Gostei muito de tudo que li aqui. Você fala de um modo direto e fácil de entender. Descobri a doença à pouco tempo, ainda tou assustada. Tenho procurado ler tudo a respeito, mas sobre alimentação nem os médicos falam. Gostaria que me enviasse a dieta, os alimentos mencionados, te agradeço muito.

  41. Helena diz

    Por favor, gostaria muito de receber uma lista com os alimentos permitidos e não permitidos para quem sofre de hipotireoidismo. Minha mãe tem sofrido muito com isso e gostaria muito de poder ajudá-la. Lemos suas matérias juntas e ela ficou encantada e esperançosa com todas as explicações. Ela faz uso de medicamento, mas, não está surtindo efeito. Ela não faz nenhuma dieta, portanto acredito que o uso do medicamento e uma dieta equilibrada, irá trazer bons resultados. Muito obrigada mesmo! Helena

  42. Vera Helena G. Jacinto diz

    Muito boa essas informações, há mais de dez anos que trato hipo, nunca tive informações tão precisas dos profissionais. Eles sempre banalizam minhas queixas, sem chances de obtermos informações importantes sobre a doença.
    Esses sintomas relatados no site, são bem poucos os que eu não sinto.
    Gostaria de saber quais alimentos devo incluir e qual evitar, pois segundo os que me atenderam, diz-se que não tem influência alguma.

    Gratíssima.

    Essas informações são de grande valia!

    Vera

  43. Vera Helena diz

    Gostaria de receber uma lista de alimentos bons para dieta do hipo.

    Obrigada.

  44. Carmen diz

    Gostei muito da pagina! Fiz tireoidectomia total, devo seguir as recomendações também como se ainda tivesse a tireoide com hipotiroidismo (hashimoto). Tive cancer e fazia tudo erado, me alimentava basicamente de soja nas diversas formas e tomava complemento de omega 3 e 6. Nao suporto café. Aguardo orientação. Obrigada.

  45. Norma diz

    Poderia me enviar mais simplesmente o que deve-se evitar, porque por exemplo eu sempre tomei iogurte, agora nem pensar, fico parecendo que comi um boi.
    Obrigado
    Norma

  46. Maria Mota diz

    Olá,
    Gostei muito do seu artigo, vivo em Portugal e também aqui a informação sobre hipotiroidismo é quase nula. Descobri o hipotiroidismo na gravidez, a minha glândula é preguiçosa mas ainda produz, quando tive a bébe as coisas não melhoraram continuo a engordar apesar de nem comer muito, quando digo isto riem-se de mim, sinto-me bastante cansada e ultimamente estou sempre com sono. Pareço preguiçosa, esforço-me imenso para fazer uma caminhada de 30/40 minutos diária, mas nada parece resultar.
    Poderia por favor me enviar a dieta para hipotiroidismo e dizer quais os alimentos prejudiciais.

    Muito obrigada,
    Maria Mota

  47. Sandra Ishac diz

    Já tenho Hipotiroidismo à 16 anos, e venho tentando emagrecer mais não consigo muito. Faço exercícios diários e ultimamente tenho comido mais frutas e verduras. Devido ao exercício minha parte muscular é forte, mas adquiri barriga, pois logo depois de ter meu filho engravidei da minha filha. Na época tive muita disfunção mestrual e logo nasceu meu anjinho. Como foi dito, os médicos não nos informam o que devemos eliminar da nossa alimentação e o que podemos comer para que possamos nos sentir melhor.
    Eu tomo Sintroide de 150 mcg e após alguns problemas a Dra. me passou o de 175mcg, mas passei muito mal com a alteração e voltei para o anterior. No atual momento além do de 150 tomo a metade de 25mcg para tentar equilibrar a glândula. Vou fazer essa semana outro exame de sangue para saber do T3 e T4 como estão.
    Gostaria que me enviasse a dieta do Hipotiroidismo para que eu possa acompanhar com mais precisão. Anotei as dicas dos alimentos que posso e o que não posso comer.
    Quero muito melhorar dessa disfunção e emagrecer, pois era mais magra.

    Obrigada.

  48. Marcia ordelina diz

    Gostei muito da matéria, me deu muitas respostas para vários questionamentos, tipo: faço dieta , academia, e não vejo resultado, me sinto muito muito cansada, inchada, etc. gostaria de receber uma lista com os alimentos para que eu possa comer as coisas certas, desde já agradeço.

  49. Maria Helena Campanini Papst diz

    Gostaria de receber uma lista de alimentos e frutas que eu possa comer. Tenho tiroide. Obrigada.

  50. Flavia Veras diz

    Olá,

    Descobri que estou com uma alteração no TSH que em 2011 estava em 5,6 mas e agora está em 6,67 mcUI/mL. Fui ao medico que me recomendou Puran T4 de 100 mcg e refazer o exame em 3 meses. O único sintoma é o excesso de suor, e a dificuldade de perder peso. Até 2011, todos meus exames estavam dentro do padrão, justamente por isto olhei mas não prestei a atenção. Minha pergunta é se sou portadora deste distúrbio ou isto é uma medicação temporária?

    Gostaria de receber a dieta e a lista dos alimentos apropriados. Assim como a indicação de um nutricionista especializado no Rio de Janeiro.

    Parabéns novamente pelo site.

    Flávia

    • Garia Gorete Bido de Araujo diz

      Oi adorei, gostaria de saber mais sobre usar essa medicação T3, já uso o T4. Estou 28kg assima do meu peso, não saio mais de casa, me ajuda.
      Moro em Patos PB.

  51. Alessandra diz

    Bom dia,
    Gostei muito das dicas. Fiz a cirurgia à 2 anos porque estava com um nódulo na tiróide. Hoje tomo 75 mcg. Além do hipotireoidismo estou com fibromialgia.
    Gostaria de saber quais alimentos seriam mais apropriados ingerir. Junto com uma dieta certa. Até hoje todos os nutricionistas que já fui me passaram dietas e não consigo perder nenhuma grama. Faço esteiras e bicicleta em casa mesmo certa de 30 min cada. Ficaria muito agradecida se pudesse me ajudar.
    Obrigada.

  52. Marlete de Paula diz

    Adorei a matéria me esclareceu muitas duvidas, sendo assim ficarei muito grata se você enviar uma dieta para mim. Vou divulgar sua página porque tem muitas pessoas como mesmo problema e precisam ficar sabendo de tudo isso. Grata.

  53. Carol diz

    Gostei muito destas informações, será que você poderia me enviar a lista dos alimentos indicados?
    Grata

  54. Romeu Boscolo diz

    Gostei imensamente do seu artigo, gostaria de saber para melhorar minha taxa o que posso e o que tenho que evitar principalmente quem faz tratamento de controle de pressão arterial.

    Agradecido
    Romeu

  55. Tadeu diz

    Como leigo, fico sem entender uma coisa.Evitar gorduras poliinsaturadas… Isto inclui peixes e castanhas?

  56. Elaine diz

    Ola! Faço exames diariamente e nunca dá nada; agora venho sentindo dores na perna, meu abdômen esta maior, minhas mãos estão fazendo bolhas e depois descamam até rachar. Gostaria de saber qual exame correto que devo fazer pois eu não aguento mais conviver com sobre peso.

  57. Samarah Padilha diz

    Eu tenho hipo, tenho 23 anos, no meu caso é diferente eu emagreci demais depois da hipo. Não consigo engordar. O que eu faço. Tudo que falam que engorda eu como, e acordo cada vez mais magra. Socorro vou sumir.

  58. Erica Mendes diz

    Oi. Gostaria de receber uma lista de alimentas bons e ruins para quem sofre com hipotireoidismo pois quero mudar minha dieta para alimentos que ajudam a tireoide a trabalhar melhor.

  59. Patricia Palmeira diz

    Adorei mas preciso da lista de outras coisas que podem ou não comer. Que deus te ilumine, abraços e boa sorte.

  60. Sueli diz

    Fiz excelente leitura agora de manhã. Já que tenho energia até à hora do almoço devido ao hipotireidismo, porem preciso saber quais os alimentos onde encontro o zinco e selênio.

  61. Luciane Dallagnol diz

    Poderia por favor me enviar uma lista de alimentos e bebidas que favorecem o tratamento? Agradeceria muito, pois ao ler seu artigo passei a ver uma possivel luz no fim do túnel, já que os demais tratamentos que fiz e continuo tentando fazer parecem não surtir efeito nenhum… E, apropósito, existem chás que são apropriados para favorecer a tireóide? Muito obrigada, ótimo artigo.

  62. Viviani diz

    Adorei o artigo. Gostaria de receber uma dieta com lista de alimentos.

    Tenho sofrido muito com esta doença e neste momento me encontro inchada e com um “papo” enorme, com um lado maior que o outro.

    Muito obrigado.

  63. Isabel diz

    Tenho hipotireidismo e gostaria de receber uma lista do que devo ou não comer. E quero saber se posso comer camarão.

  64. Lucelia Santos de Oliveira diz

    Tenho hipotireodismo e estou preocupada. Estou fazendo tratamento com Puran t4 25mg. Pode enviar dieta do que devo e não comer, obrigada.

  65. Alaide diz

    Olá, tenho hipertiroidismo à muitos anos. Trato com Puran mais não consigo emagrecer. Gostaria de uma dieta bem detalhada.

  66. Aparecida diz

    Amei o assunto gostaria de receber essa lista de alimentos.

  67. Elaine B Santos diz

    Acabei de ser diagnosticada com hipotiroidismo, gostaria muito que vocês me enviassem uma lista de alimentos que eu possa comer e que vai ser benéfico para o meu tratamento, agradeço desde já. Elaine.

  68. Helena Maria diz

    Obrigada pela matéria! Gostei e me foi útil. Fico aguardando a dieta.

  69. Maricelia diz

    Parabéns pela matéria! Gostei muito. Descobri que tenho hipotireoidismo há pouco tempo e estou tomando LEVOTIROXINA SÓDICA 25mcg, continuo com muita queda de cabelo e também estou acima do peso. Gostaria que me enviasse uma lista de alimentos que posso consumir.

    Muito obrigada pela atenção,
    Maricelia

  70. Patricia Zukowski diz

    Bom dia. Eu sofro dessa doença à muitos anos, somente agora estou sendo medicada. Digamos que eu melhorei 70% com a introdução do Puran. Por favor preciso muito da dieta porque eu tenho 1.60 e estou com 88 kg. Sofro muito com as consequências do sobre peso. Preciso melhorar a minha alimentação, fico no aguardo.

  71. Regina Arielo diz

    Gostaria de receber o livro ou ter acesso a ele. Estou bem desanimada e não sei o que fazer e o médico nem sempre nos tira todas as dúvidas.

  72. Regina Jacinto diz

    Gostaria de receber mais informações sobre os alimentos permitidos na dieta para o hipotireoidismo, e também o título do livro e onde comprá-lo?

    Atenciosamente,

    Regina

  73. Valdenice Ferreira diz

    Li e achei hiper interessante essa reportagem, quero muito receber lista com alimentos que possa comer e ajudar no controle da tireoide. Há cinco anos que convivo com esse tal de hipotireoidismo, ja sofri uma perda de gestação, e não consigo engravidar, tenho 41 anos de idade e nem tratamento deu jeito por eu não consegui controlar essa inimiga ferrenha que teima em me acompanhar, mesmo eu relutando para tê-la comigo.

  74. Lidia Ferreira da Costa diz

    Amei… Quero saber qual a dieta, pois vou de hiper a hipo. Oscilo sempre e não consigo controlar. Perco massa muscular com facilidade, tenho lapsos de memória, crise emocional, transtorno no sono, ronco pra caramba. Tenho alergias e renite. Já tomei Puram T4 de 175 a 25, Eutirox e genéricos. O meu endocrino disse que oscila porque tomei de laboratório diferente. Nunca posso trcar de fabricante pois muda na composição. Não sei se é verdade. Quem sabe a dieta me ajude.

  75. lidia ferreirada costa diz

    Oi pessoal…Amei isso aqui. Pena que nos mil consultorios que já rodei, ninguem me falou nada parecido, nem tocou nesse assunto de dieta. Fico com um endocrino certo tempo, quando vejo que não muda em nada vou pra outro e assim se vão 25 anos de agonia. Durmo demais, tenho um sono incontrolável. Antes acordava às 5 da manhã e era disposta. Só dormia depois das 22. Hoje me esforço para não dormir 24h, tenho lapsos de memória e não aprendo mais nada. Gostaria que me enviassem a dieta e algumas dicas para controlar esse sono acompanhado de ronco. Grata, Lidia.

  76. Luanda diz

    Olá. Estou com dores de cabeça, palpitações, tonturas e muito sono. Fico indisposta, tenho esquecimento. Tento prestar atenção, mas minha cabeça parece que não funciona. Ando muito cansada, já acordo assim, me sentindo bem sedentária… Sou muito ansiosa, mas uma coisa que me deixou muito sismada é que minhas unhas estão bem fracas, descascando. Meu cabelo caindo e a pele da mão e do pé descascando também, será que pode ser?

  77. Emilia diz

    Eu tenho a doença há 2 anos. Faço uso de medicamentos e minha medica nunca me passou dieta, somente medicamentos. Gostaria muito de receber uma dieta correta pois tenho sofrido muito, não consigo perder peso e muito mesmo ainda o controle da tireoide.

  78. Joziane diz

    Bom dia! Parabéns pela matéria. Sofro com esse problema a 6 anos tomo Puran T4 de 125mg. Tenho as mesmas dificuldades entre muitas. Meço 1,57 e 78kg. Sofro da coluna por causa do peso, enfim gostaria de saber como fazer para obter o livro com os alimentos que posso e não posso comer, obrigada.

  79. Camila diz

    Descobri que tenho hipo já há 5 anos, e acho q estar acima do peso por causa dele é uma desculpa que várias pessoas sedentárias encontram. Conheço fisiculturistas (Taís Oshita) que tem hipo, e tratando direitinho, esse ganho de peso é facilmente controlado. O hipo não é responsável pela obesidade. Dos obesos, poucos têm a doença. Achei a sua matéria contraditória. Você poderia por favor citar de onde tirou essas informações? Não acredito que o consumo de água possa fazer mal a ninguém, muito pelo contrário, a água limpa o organismo e ajuda os rins a trabalharem melhor.

  80. Maria de Fátima Gomes de Souza diz

    Tenho esse problema à vários anos. Gostaria de obter dicas de como devo me alimentar. Tenho 78 kilos e 1,49m. Me oriente como alimentar. Tenho anemia e reumatismo crônico. Agradeço a atenção.

  81. Isabel diz

    Olá. Você pode enviar o link com a revista eletrônica gratuita contendo os alimentos mais importantes e quais evitar? Abraços e muito sucesso pra você!

    • Robson diz

      Oi Isabel. Para receber a revista eletrônica basta subscrever e confirmar a newsletter!

  82. Luiza Helena Bom de Souza diz

    Boa Noite. Adorei a matéria. Aprendi muito. Muito obrigada! Gostaria de receber mais informações à respeito dos alimentos. Ocorre que além do hipotireoidismo tenho fibromialgia. Tomo anticoagulante Varfarina Sódica(Marevan) porque tenho Síndrome dos anticorpos antifosfolípedes. Tomo Puran T4 25mg.

  83. Lúcia Azevedo diz

    Gostei muito deste artigo, mas tenho muita dúvida sobre o que ou não comer, pois além do hipotireoidismo, também sofro com à menopausa, e pesquisando descobri que o alimento que é benéfico para um, é maléfico para o outro. Tenho 50 anos, gostaria se possível de uma orientação. Desde de já agradeço pela atenção, e aguardo sua resposta. Obrigado, e fique na paz do Senhor Jesus.

    • Robson diz

      Oi Lúcia, de que alimentos está falando?

  84. Eliana Cardozo diz

    Olá. Gostaria de dicas de alimentos, bebidas, tipos de chás que possa me ajudar com essa doença. Estou com vários problemas, achei interessante o comentário da água ,sinto que quando beba muito, começo a me sentir mal e tenho muita dificuldade de liberar liquido. Isso acontece até com a cerveja. Muito bom. Espero ajuda obrigada.

  85. Nelson diz

    Gostei muito das informações. Queria saber se tem algum tipo de tratamento no H.C.

  86. Ivaneuda Coelho Viana diz

    Adorei o artigo!! Fico no aguardo de qualquer ajuda que vocês poderem me dar para o tratamento do meu problema de hipotireoidismo. Obrigada!

  87. Soraya Sena diz

    Gostei muito do site! Descobri muitas coisas sobre os sintomas e tratamentos. Obrigada !

  88. Osmar Freitas diz

    Maravilhoso seu artigo… Por favor, se puder me enviar a dieta e lista de alimentos que posso ingerir. Abraços.

    • Cecília diz

      Gostei muito da matéria e gostaria de adquirir o livro com a dieta correta! Atenciosamente.

  89. Elian diz

    Oi, gostaria de receber a dieta mais detalhada pra quem sofre de hipotiroidismo.

  90. Pamela Mendonça diz

    Gostaria de saber o que uma pessoa com hipotireoidismo sub-clinico pode comer. Por que na maioria dos lugares vemos o que não se pode comer. Obrigada.

  91. Sandra Regina diz

    Excelente matéria!! Com faço para receber a revista eletrônica?
    Descobri há uma semana e estou muito confusa ainda… Principalmente com relação aos alimentos..

    Obrigada!!!

  92. Ana Silva diz

    Adorei o site, eu também tenho essa doença e tomo Letter há muito tempo, pelos menos há 10 anos. Gostaria de uma lista com os alimentos que devo consumir. Ultimamente sinto-me sempre irritada e cansada. Coisa que nunca fui é preguiçosa e agora é como me sinto, além de ter a tireóide com muitos nódulos tenho o famoso aumento de peso.
    Fico a aguardar, desde já agradeço.

  93. Luiza Helena Bom de Souza diz

    Gostei muito deste site. Tomo Puran T4 25 mcg. A dose é mínima porque tomo anticoagulante Marevan (Varfarina Sódica). Desde que li o artigo deixei de comer os alimentos prejudiciais. Sinto os efeitos colaterais como: queda de cabelo, suor intenso, palpitações, cansaço constante.

  94. Solange Morais diz

    Gostaria muito de saber os alimentos que devo consumir. Tenho essa doença à anos, tomo Syntroid de 112 mas não sinto diferença em nada. Ganho peso facilmente e sinto muito cansaço. Obrigada.

  95. Audila Almeida diz

    Amei a matéria. Parabéns! Mas estou confusa com tantas coisas que tenho hábito de comer e que com certeza esta me fazendo muito mal. Estou desanimada com as dietas e todos exercícios de academia que não estão resolvendo nada. Quero mudar tudo, passar a limpo e renascer! Ninguém merece ter esta disfunção hormonal horrorosa! Ajude-nos com mais informações, livros e consultas! Muito obrigada.

  96. Isabel Santos diz

    Tenho hipotireoidismo há 6 anos, no início tive prisão de ventre, mas descobri o óleo de coco extra virgem, fiz e faço uso dele e não tenho mais problemas. Estava fazendo uso de levotiroxina, e percebi que me dava muita fome e estou 15 kg acima do peso. À cerca de 1 ano meus pés incharam e também entrei na menopausa. Não sei se foi o medicamento ou a menopausa que causou os inchaços, enfim abandonei o tratamento e o inchaço diminuiu. Também estou fazendo uso do óleo de peixe, pois minha memória foi afetada.

  97. Rita diz

    Também gostaria dos nomes dos alimentos que podemos e os que não podemos comer… Fico no aguardo. E o que podemos ou não beber…

  98. Kelli diz

    Olá, também gostaria de ter acesso ao livro. Agradeço todas as informações recebidas deste site.

  99. Sonia diz

    Tenho 44 anos e também estou trantado hipotireoidismo. Gostaria de receber a relação dos alimentos saudáveis.

  100. Suellen diz

    Olá, há alguns meses ocorreu de sair uma bola no meu pescoço, fiz exames e a Dra. havia me dito que não era nada de mais, que provavelmente sumiria depois de um tempo, porém a bola não parou de crescer e como não acreditei no diagnostico da Dra. resolvi ir a outro, o qual me alertou sobre os altos níveis da minha tireoide para a minha idade (26 anos). Depois de um diagnóstico errado, ou mal interpretado, agora tenho de fazer mais exames pra verificar a que ponto está a doença. Me alertou inclusive de uma possibilidade de ter de tratar com quimeoterapia. Gostaria muito de receber o e-book para poder complementar assim o meu tratamento, pois sei que nesta fase preciso de todo o auxilio possível, inclusive o de comer corretamente… Obrigada!!!

  101. Miriam diz

    Gostaria de receber uma lista de alimentos que devo consumir.

    Parabéns pela matéria.

  102. Sandra Regina diz

    Boa noite! Descobri há menos de um mês que tenho hipotiroidismo… Muito interessante este blog. Também quero receber o e-book com dicas de alimentação, como faço? Desde já agradeço.

  103. Marliese Joanna Kich diz

    Fiquei muito feliz com tudo que eu aprendi. Sou muito curiosa quando se trata de saúde. Ainda mais porque tenho hipotireoidismo e vi que não adianta só aumentar a dosagem do remédio. Já estou tomando 112mgs. Obrigada.

  104. Rosenilda Marciano Morais diz

    Gostaria de receber essa lista pois sofro muito. Engordo dois a três quilos por semana. Faço dietas e não adianta, me ajude se puder. Obrigada.

  105. Thays Ourives diz

    Parabéns pelo site, esclarece muitas dúvidas para o assunto, tomo o Puran 125mg.

  106. Poliana diz

    Bom dia, gostei muito da matéria, gostaria de saber se o livro eletrônico que cita nos comentários anteriores já foi lançado.

    • Robson diz

      Cara Poliana, o livro ainda não foi lançado.

  107. Nalza Alves diz

    Olá. Gostaria de esta receber a dieta. Estou muito a cima do peso e não tomo nenhum medicamento e não estou conseguindo controlar a tireoide. Gostaria de receber uma lista de alimentos que devo consumir. Gostei muito da matéria e gostaria de adquirir o livro com a dieta correta! Atenciosamente.

  108. Glendha diz

    Olá, gostei muito das explicações, e gostaria de saber se já possuem algum material como a tal lista dos alimentos indicados e contra indicados, pois gostaria muito de receber esse material se for possível.
    Grata,

  109. Marcia Valeria Bandeira diz

    A matéria muito boa me esclareceu bastante mais estou muito na dúvida o que vou mudar na minha alimentação! Gostaria muito de receber o livro para saber mais sobre o alimentação de quem tem Hipotireoidismo.

  110. Marlene Lemos diz

    Estou realmente muito satisfeita com o que eu li aqui, as informações são muito, muito úteis. Que Deus abençoe as pessoas que tiveram esta preocupação em nos orientar sobre esta doença, para que possamos viver um pouco melhor. Agora,só esperamos o livro, ou a lista sobre o tipo de alimentos que podemos ingerir para ser melhor ainda. Obrigada.

  111. Vivaldo Custodio diz

    Gostei muito das explicações gostaria de receber os quais os alimentos corretos. Estou sofrendo muito com essa doença. Muito obrigado!

  112. Viviane Marins diz

    Olá! Depois de 4 anos fazendo uso de levotiroxina sódica, fui acampar e esqueci a medicação, após 4 dias sem a mesma, para minha surpresa observei uma redução no meu peso. Creio que desinchei. Quando retomei o uso percebi que houve uma diminuição da urina. A que isso se deve? Parabéns por essa iniciativa de orientar pacientes com disfunção na tiróide. Obrigada pela disposição em ajudar! Abraços, Viviane Marins.

  113. Simone diz

    Em 2005, comecei a investigar algum suposto problema de saúde, relacionado a alguns sintomas tais como: cansaço excessivo, queda de cabelo, extrema irritabilidade, sonolência no dia e insônia à noite, palpitação, inchaço nos pés e especialmente nos tornozelos, constipação, etc. Por algumas vezes, entrei e saí de diversos consultórios médicos, sempre com vários pedidos de exames mas nada era diagnosticado pelo laboratório. O que os endocrinologistas diziam é que todos esses sintomas indicavam depressão e me prescreviam antidepressivos, os quais nunca havia feito uso.. Até que foi sugerido que eu fizesse um ultrassom de tireóide,, no qual indicou a possibilidade de tireoidite de hashimoto, devido aos vários nódulos (cerca de 8). Nessa época, já havia pego muito peso e começaram a me tratar com sibutramina. Um dia, deixei de perder peso, quase fui expulsa do consultório por voltar lá dez quilos mais gorda fazendo uso regular da medicação. Facilmente começava a reter líquido novamente e só após descobrir a ligação entre causa e sintomas. Em 2007, fui submetida a uma tireoidectomia total e posteriormente fiz o iodo radioativo. Desde então, 7 anos se passaram e ainda sofro com muitos dos sintomas relatados, incluem entre eles sobretudo a palpitação insuportável que tenho quando aumento a dose da levotiroxina sódica, o que às vezes é necessário fazer, de acordo com o nível do tsh. Geralmente, oscilo entre 125 e 150, mas os inchacos igualmente insuportáveis continuam… Tenho 40 anos e já começo a me preocupar com a menopausa. Há uns 6 anos tomo remédio manipulado para controlar a pressão arterial e também alprazolam de 1 miligrama para abrandar a insônia. Estou convencida que a levotiroxina sozinha não é tão eficaz quanto os médicos afirmam eu posso atestar isso ! Vou voltar a procurar um bom endocrinologista pois vendo tantos depoimentos com queixas similares as minhas, vejo que não estou só. Obrigada

    • Alex diz

      Procure pelo Dr. Alexandre Feldman na internet, ele consegue fazer um excelente tratamento de tireoide.

  114. Sonia Beatriz Cicilini diz

    Amei a reportagem, nunca havia lido uma tão esclarecedora assim.
    Parabéns e obrigada.

  115. Neide diz

    Por favor, me forneça uma lista de frutas, legumes, carnes, sucos e tudo que se pode e deve ser ingerido para poder conviver com esse problema já que é insolúvel.
    Muito obrigado.

  116. Vagna Vasconcelos diz

    Descobri agora que sofro de hipotireoidismo e meu médico me receitou Euthyrox 25 mcg. A princípio fiquei atordoada, mas agora que descobri o site, nossa como me esclareceu muitas coisas, todas as postagens e comentários! Aguardo ansiosa pelo lançamento do livro que irá nos ajudar a controlar a produção desse hormônio também através da alimentação. Parabéns! Me ajudou muito.

  117. Katia Vilela diz

    Adorei a matéria. Gostaria de ter acesso ao livro…

  118. Luciana de Oliveira Miranda diz

    Gostaria de saber o que, as pesquisas atuais, indicam ou contra-indicam na alimentação de quem fez uma cirurgia de retirada de tireóide – devido a um tumor maligno. Grata Luciana

  119. Elaine Cristina Frenhan diz

    Olá. Gostaria de saber… Estou fazendo uma dieta radical, a dieta da USP, e não estou me sentido nada bem… Tenho hipotiroidismo e a dieta faz uso alguns alimentos (poucos) de manha almoço e só jantar… Mais de 8 horas em jejum… Posso fazer?

    • Robson diz

      O jejum prolongado é prejudicial para muitos pacientes com hipotireoidismo. Para hipotireoidianos é muito importante regular a glicemia da forma certa. Para mais informações ler os artigos sobre glicemia, hiperglicemia e hipoglicemia.

  120. Maria diz

    Eu tomo levotiroxina sódica, mas as vezes acho que não esta adiantado nada, acho que seja alimentação errada, tem como me enviar uma lista de alimentos que posso consumir.

  121. Cristina Lima da Cunha diz

    Olá, a matéria foi muito esclarecedora, gostaria de ter acesso ao livro e receber um lista do que é mais adequado comer por causa do hipotiroidismo. Muito obrigada.

  122. Danny diz

    Boa noite, fiz a assinatura para receber o ebook gratuito, e até hoje não recebi, vocês ainda estão enviado? Grato, Danny.

    • Robson diz

      Oi Danny. Havia um problema técnico que impediu o envio automático. A revista eletrônica já foi reenviada a todos os subscritores.

  123. Francielle diz

    Gostaria muito de receber esta revista eletrônica pois estou 40 quilos acima do peso e tou sofrendo há 18 anos com esta doença.

    • Robson diz

      Francielle, para receber as revistas eletrônicas basta inserir o seu email e confirmar a subscrição.

  124. Susy diz

    Oi, tenho Hashimoto e colesterol alto e por isso não posso comer frutos do mar nem gordura animal. Quanto ao caldo de tutano, neste caso, é possível incluir na minha dieta? E quanto ao café, por exemplo, tomo apenas de manhã, duas colheres de café de Nescafé misturado com um pouco de leite e àgua quente. Ainda assim, faz mal?

  125. Cristina diz

    Boa tarde. Gostaria de saber se o livro já saiu? Muito obrigada.

  126. Liliana diz

    Olá. Descobri à 1 ano mais ou menos que tenho com a doença de Hashimoto. Tive uma queda agressiva de cabelo… Ainda continua a queda… Gostaria de obter esse livro… Desde já agradeço.

  127. Denise diz

    Peço que encaminhe a revista eletrônica com os alimentos saudáveis para nós que sofremos com o hipotireoidismo.

    Aumentei meu peso em 30 kg em um ano.

    Tomo diariamente levotiroxina sódica 100 mg a mais de 12 anos devido um nódulo benigno na tireoide e cordas vocais.

    • Robson diz

      Cara Denise, para receber a revista eletrônica subscreva a newsletter.

  128. Neilza Rocha dos Santos diz

    Olá! Boa noite. Eu tenho hipotiroidite de hashimoto. Tomo Eutirox 150mcg e faço de tudo para emagrecer, mas é muito dificil. Eu quero ter uma qualidade de vida melhor. Estava sendo acompanhada por uma médica mas eu perdi meu convênio e estou sem acompanhamento médico por mais uns 3 anos. Fui numa endocrina do estado e não gostei.

  129. Fabiana diz

    Gostaria de receber esse livro sobre a dieta de quem tem hipotireoidismo… Pois eu tenho e estou 14kg acima do peso. Não consigo emagrecer de jeito nenhum. Minha médica me disse que já regulou minha tireóide. Tomo Puran T4 112mcg. Sinto muitas dores no corpo, sinto meu corpo pesado e inchando cada vez mais… Me ajudem por favor… Obrigada.

  130. Angela diz

    Olá!! Agradeço pelas informações, mas só encontro esses livros informativos pelo site? Ou posso encontrar em livrarias? Desde já agradeço.

  131. Maria Christina Salgado Ananias diz

    Boa tarde. O caldo de osso (tutano) pode ser feito com o mocotó? Ou é um outro tipo de osso do boi, por exemplo?

  132. Luciana diz

    Olá. Agradeço pela matéria. Fazia tudo ao contrário, assim como aprendi com os médicos desatualizados. Pedi meu médico para usar T3, já tinha falado como outros que nem pensar e pelo que já li o T3 é um favor para quem tem hipo. Mudou a dosagem da medicação e quem sabe na próxima consulta receita T3 de acordo com os sintomas.
    Como todos aqui tive minha vida mudada pela doença. Tenho 51 anos, ainda não entrei na menopausa e tenho um sangramento que não pára por causa de um mioma tão pequenino segundo os médicos. Vivo oscilando, horas por meses ativa e horas por meses em cima de uma cama.
    A duvida é: já li relatos de pessoas que abandonaram o tratamento e melhoraram muito os sintomas, já pensei fazer isso porque faço tudo direito e essa dificuldade, mas tenho medo de piorar a situação. Engordei muito em 4 anos, embora quando fecho a boca e me exercito não engordo tanto.

    • Robson diz

      Cara Luciana, não deve interromper o tratamento.

      • Lucianaa diz

        Tá bom! Não vou interromper.
        Obrigada Robson!

  133. Clotilde de A. Pinto diz

    Gostei muito da matéria, aprendi a diferença dos alimentos crus e cozido. Nossa não sabia que tutano é muito bom, olha só como a mãe tinha problema no coração eu sempre tirava todo tutano pensando que fazia mal.

  134. Sonia Maria Furtado diz

    Gostei muito de tudo que eu li, gostaria de saber como adquirir o livro que fala sobre o hipotireoidismo.

    • Robson diz

      Cara Sónia, carregue aqui para mais informações sobre a dieta da tireoide, clique aqui.

  135. Clélia Nizara diz

    Gostei muito da matéria. Além de mim, meu filho (11 anos) também tem hipotireoidismo e percebi que tenho cometido muitos erros com a nossa alimentação.

  136. Edilena Santos diz

    Didático, elucidativo e estimulante ao pró-ativismo. Parabéns, com esse texto, espero mudar, pelo menos 90% de minha alimentação.

  137. Janete Reis diz

    Olá! Eu tenho tiroidite de Hashimoto e achei muito interessante a matéria. Obrigado por escrever estes artigos informativos e ajudar as pessoas com estas dicas que os médicos não falam.

  138. Silvana Morais da Rocha diz

    Por favor tive câncer de tiróide e gostaria de saber se tem como mim enviar uma lista do que posso ou não comer. Estou aumento o peso e não sei como baixar. Faço exercício físico e não estou conseguindo, preciso de ajuda por favor.

  139. Aline diz

    Gostaria de saber se a medicação Puran T4 possui interferência sobre a libido sexual.

  140. Livaneide diz

    Adorei as informações, foram muito úteis!

  141. Fernanda diz

    Gostaria de receber o livro. Quero começar uma dieta saudável. Tenho 29 e já tomo 175 mg de Puran T4. Quero melhorar minha saúde o quanto antes. Obrigada pelas dicas, são otimas.

  142. Mara Matos diz

    Olá, gostaria que me passasse uma dieta para tireoide, já tomei o rádio iodo e engordei muito. Faço tratamento de 3 em 3 meses e tomo o Puran de 200mcg todos os dias. Desde já agradeço!

  143. Grasiele Rocha diz

    Bom dia, tenho hipotireoidismo e gostaria muito de receber a revista eletrônica com mais informações, muito obrigada!!!

  144. Gleide Belicio diz

    Muito bom este artigo, nunca tinha tido tanta informação a respeito do hipotireoidismo. Descobri esse problema em 1997 e de la para ca nunca mais fui a mesma pessoa. São muitos sintomas chatos, que só quem sente sabe. Dizem que estamos com preguiça, fazendo corpo mole, etc. Tomo Puran T4, mas é so isso, e a vida vai passando sem maiores interessados no assunto. Obrigado pela a atenção.

  145. Sheila diz

    Gostei muito das suas explicações. Gostaria muito que você me enviasse uma lista com os alimentos que podem me ajudar.

    • Robson diz

      Fico feliz por ter ajudado. Subscreva à newsletter para receber arquivos PDF com toda essa informação!

  146. Cibele Souza diz

    Meu filho tem seis anos, há três foi diagnosticado com hipotireoidismo e toma Levoid, já trocamos diversas vezes a dosagem com o médico. Atualmente toma 50mcg 5x na semana e 75mcg 2x. O que me surpreendeu foi a informação da soja na dieta, pois sempre dei para eles sucos com soja acreditando estar fazendo o correto. Precisamos de mais artigos sobre a doença e crianças, pois me incomoda pensar que esta medicação está sempre presente na sua vida.

  147. Roberta diz

    Boa noite. Como faço para subscrever a newsletter e receber esses artigos em PDF? Obrigada.

    • Robson diz

      Cara Roberta, insira o seu email na caixa de subscrição da newsletter.

  148. Jucea Gomes diz

    Me interessa o livro digital sobre hipotireoidismo e a dieta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>