29 Efeitos Colaterais Comuns dos Medicamentos para Hipotireoidismo

Toda vez que você usa qualquer tipo de medicação para tireoide, é importante entender os possíveis efeitos colaterais que eles podem causar. Muitas vezes as pessoas recebem prescrições medicamentosas ou dosagem erradas, que pode causar a destruição de algum nervo periférico.

Então não deixe de anotar todas as possíveis reações adversas. Abaixo eu irei discutir alguns tipos de medicamentos da tireoide comum no mercado e dizer qual efeito colateral eles podem causar.

Mas devemos ter em mente que a medicação ou suplementação só deve ser usada em conjunto com a dieta adequada para hipotireoidismo, caso contrário o seu tratamento para hipotireoidismo não será eficaz por muito tempo.

Efeitos Colaterais da Administração Única do T4

Efeitos Colaterais de Medicamentos para HipotireoidismoAcredite ou não, mas a administração única de T4 é responsável por mais efeitos colaterais do que as outras formas de medicação. É muito aparente como esses pobres pacientes têm respondido a estes medicamentos durante anos.

Estes medicamentos T4 (como o Puran T4, baseado em levotiroxina sódica), muitas vezes, provocam a acumulação de T4 no organismo. E, como resultado, isto faz com que seu corpo pare de produzir hormônios da tireoide. Então, a sua tireoide desacelera ainda mais, agravando seu quadro de hipotireoidismo.

Os sinais típicos são quando os sintomas pioram ou se tornam mais frequentes.

Então, como foi dito, os efeitos colaterais do uso único de T4 podem ser quaisquer um dos vários sintomas de hipotireoidismo.

Um dos efeitos colaterais da administração errada (ou de doses erradas) do T4 sintético é o aumento de peso. Para saber mais veja os artigos:

Efeitos Colaterais da Administração Única do T3

O T3 é a forma ativa do hormônio da tireoide, que pode ser usado diretamente pelas células, sem a necessidade da conversão hepática. Devido a isso, é possível ter alguns efeitos colaterais quando o paciente usa apenas o medicamento T3 em seu tratamento.

Se você administrar T3 em excesso, suas células irão absorvê-lo e ele pode alterar seu quadro de hipotireoidismo para um quadro de hipertireoidismo.

Isso pode aumentar o seu metabolismo e aumentar a sua temperatura acima do normal, 37ºC.

Isto também o torna mais suscetível aos efeitos da adrenalina. Podendo levar alguns efeitos colaterais desagradáveis.

Efeitos Colaterais Psicológicos

  • Ansiedade
  • Incapacidade de concentração
  • Nervosismo
  • Irritabilidade
  • Inquietação
  • Depressão
  • Alterações emocionais
  • Comportamento antissocial
  • Aumento da temperatura corporal
  • Cefaleias
  • Insônia
  • Aumento da frequência cardíaca (taquicardia)
  • Palpitações cardíacas
  • Pressão Alta
  • Dor no peito
  • Fadiga
  • Flushing (rubor)
  • Tremores
  • Queda de cabelo
  • Diminuição da Libido
  • Sensibilidade à luz e ao som

Efeitos Colaterais Físicos

Estes efeitos colaterais dos medicamentos para tireoide devem ser levados a sério, entretanto observe que irão diminuir uma vez que seus hormônios da tireoide normalizarem.

E esta é mais uma razão para controlar os níveis de estresse e manter a glicemia sanguínea equilibrada. Pois ambos estados fisiológicos irão conduzir a adrenalina alta.

Efeitos Colaterais da Administração Combinada de T3 e T4

A suplementação combinada de T4 e T3, tal como o medicamento “Armour Thyroid” também pode causar qualquer um dos efeitos colaterais mencionados acima.

Porque estes medicamentos contêm predominantemente T4, se o seu fígado não conseguir converter o T4 em T3 ativo, é possível que você agrave seu quadro clínico de hipotireoidismo e, como resultado, os sintomas de hipotireoidismo podem piorar.

Mas se o seu fígado conseguir converter o T4, então você pode estar administrando muita quantidade de T4 e produzindo T3 em excesso. Isto resultará nos mesmos sintomas mencionados acima devido ao aumento da sensibilidade à adrenalina.

Para mais informações, certifique-se de dar uma olhada nos vários efeitos colaterais do medicamento “Armour Thyroid”.

Efeitos Colaterais da Suplementação com Iodo

Há muita conversa entre a deficiência de iodo e o uso de sua suplementação em pacientes hipotireoidianos. Antigamente, a deficiência de iodo era um problema real, entretanto, atualmente este problema tem se tornado cada vez mais raro nos países industrializados.

Atualmente, os bócios, em sua grande maioria, são resultados de estrogênio em excesso, que tem efeito de impedir que a glândula tiroide libere seus hormônios.

Entretanto, atualmente, muitas pessoas estão recomendando níveis perigosamente elevados de iodo sem considerar seus efeitos colaterais.

Para começar, ele pode realmente ter o efeito oposto ao desejado e ainda suprimir a sua tireoide, levando a uma inflamação na glândula tireoide. Ele também pode contribuir para o desenvolvimento de muitas doenças degenerativas.

Entretanto, como ele pode suprimir os níveis de TSH, muitas pessoas acreditam, erroneamente, que ele é benéfico.

Toda vez que você tomar um medicamento, é importante monitorar a resposta do seu organismo a medicação. Se você notar qualquer um dos efeitos colaterais do medicamento listados acima, isto não deve impedi-lo de usá-lo, mas você, juntamente com seu médico, devem ajustar a dose ou encontrar um medicamento mais adequado às necessidades do seu corpo.

Comentários

  1. Sheila diz

    A minha deu 8,6 e a médica me receitou puran t4 25mg, está certo?

    • Gilliard diz

      Eu tomo 7,5 de Puram: de 50 mg o de 25 mg. Para mim não faz efeito.

    • Gabriel diz

      Sim, provavelmente a médica receitou uma dose baixa pra iniciar o tratamento e ele com certeza irá te pedir mais exames mais pra frente, pra ver se essa dosagem de levotiroxina sódica está sendo suficiente para seu organismo. Lembrando que 25mcg é a dosagem mais baixa que há desse medicamento.
      Gabriel Vaz, farmacêutico.

  2. Luiz Carlos da Silva diz

    Fiz exame e deu alta. Tomei T4 e baixou para 2.8. Devo continuar tomando medicamento?

  3. edvania diz

    Estou sendo diagnosticada agora, vejo que é dificil pois os médicos não vêm mais o paciente como um todo. Você tem que sair de especialista em especialista, os sintomas são muitos, os médicos não te escutam, aí quando sua tx tá alterada é que juntam tudo… Tô perplexa! Com medo! Hoje tudo é psicológico para a maioria dos médicos!

    • Jackson Roberto diz

      É medico de convênio de empresa? Esquece.

  4. Deborah diz

    Estou surpresa com os efeitos, quase todos estão acontecendo comigo. Há pouco tempo fui diagnosticada com hipotireoidismo e estou tratando com medicações. Estava até preocupada por às vezes o meu coração bater muito rápido, que não era normal, e também a queda de cabelo que eu não tinha fazia muito tempo.

  5. DAIANE LIMA PEREIRA diz

    tenho hipotireodismo,o medico passou puran t 4.desde o dia que começei a tomar,não paro de menstruar,é certo isso?

  6. Tânia Luiz diz

    Tem a ver com pensamentos suicidas?
    Estou no meu limite.

    • Thaís diz

      Tem sim, Tânia. Esses pensamentos podem ser decorrentes de um estado de depressão que vem com hipotireoidismo. Por favor, procure um terapeuta… Enquanto não chega o dia da consulta você pode procurar grupos sobre hipoteireoidismo, pelo menos para desabafar. Esteja em paz!

      • Aloza diz

        Tomo Puran. Tem dias que choro muito, tenho calor, mal estar, ansiedade e sensação que vou morrer…

      • Lucimaia diz

        Eu tenho uma filha de 7 anos de idade e estou precisando de conselhos, estou desorientada. Ela tem tireoide, começou com 25 mcg, depois passou para 50 mcg e agora está tomando de 38 mcg. Ela tem todas as reações possiveis desses medicamentos, ela tem muito hormônio de crescimento. Tenho medo de ficar mocinha muito cedo. E tive que procurar uma psicóloga para ela, está projudicando ela até na escola. Desculpem é mais um desabafo…

        • Tomas diz

          No caso da sua filha de 7 anos, o problema é a intoxicação de xenostrogenos presentes nos plásticos e excesso de soja como adess e sucos industrializados e refrigerantes tanto em lata quanto em plásticos. A sua filha deve imediatamente desentoxicar.

  7. Cris diz

    O duro é confiar nos médicos hoje em dia… No meu caso, fui diagnosticada com hipotireoidismo por causa de um tratamento que eu estava fazendo na época e a médica disse que tenho que tomar levotiroxina sódica o resto da vida. Tomo 75mg e quero muito diminuir a dose ou deixar de tomar sabe… porém, existe a dificuldade de um bom acompanhamento pelo SUS que já é outra história e eu continuo a tomar todo dia esse remédio, será que tenho menos tempo de vida tomando ele todo dia assim?

    • Robson diz

      Oi Cris. Esta doença é bastante complexa e nem todos os médicos têm tempo ou conhecimento para orientar um tratamento eficaz. Tente se informar sobre o assunto de forma continua e experimente mudanças de estilo de vida e na alimentação. Aos poucos você vai conhecer e entender melhor o seu corpo e se torna possível uma melhoria gradual.

      • Magda Bittencourt diz

        Adorei sua resposta para a Cris, Robson. Típica de uma pessoa madura, equilibrada e consciente do próprio conhecimento e habilidades. Somente há pouquíssimo tempo tomei ciência do seu trabalho, e lhe agradeço muito, pois tenho me beneficiado imensamente com seus esclarecimentos e experiência. Muito obrigada. Um grande abraço!

  8. Junia Marise diz

    Engordei muito após a cirurgia e uso do Puran. Sinto palpitações cardiacas e outros, se fico sem a medicação o TSH sobe. Não sei o que fazer.

    • Gabriel diz

      Procure seu médico endocrinologista e um nutricionista. O endocrino pode pedir exames específicos para diagnosticar qualquer irregularidade que possa estar acontecendo. Já o nutricionista pode te indicar uma dieta para que o ganho de peso não seja tão elevado. Eles podem estudar teu caso juntos e achar uma solução.

  9. Damiana Correia Santos diz

    Tenho 57 anos há 6 anos recebi o diagnóstico de hipotireoidismo daí então comecei tomando Purant4 e me sentia mal depois de mudei de médica e agora tomo Levoide e continuo me sentindo mal, muita fadiga e muito suor além de continuar sentindo todos os sintomas identifiquei alguns deles nessa pesquisa.

  10. Adriana Botelho diz

    Nossa… descobri hoje que tive hipotiroidismo gestacional… Mas não sinto nada. A única modificação foi em relação ao meu peso. Durante a gravidez engordei 23 kg, mas durante esse periodo não apareceu nada de irregular. Foi tudo tranquilo, perdi rápido o peso ganho. Depois de uns 7 meses recuperei tudo novamente. Então procurei a endocrinologista para emagrecer e nos exames foi constatado essa alteração na tiroide. Eu amamento ainda bem pouco mas a bêbê não desmamou. Então com tudo que o senhor descreveu em relação a medicação não devo fazer o uso do que ela m passou. O remédio é o LEVOTIROXINA 25MCG. Prescreveu uso continuo até o retorno em 30/10 e farei novamente os exames + ultrason. Aguardo resposta.

  11. Sonia diz

    Boa noite, a todos.

    Já vi muitos sites sobre hipotireoidismo, mas como este nunca. É excelente e muito esclarecedor, trata o assunto com muito profissionalismo e seriedade.
    É impressionante como os médicos não dão muita atenção as nossas queixas e sofrimentos. Sinto quase que todos esses sintomas, fazendo uso do PuranT4, e fico sendo tratada sempre como depressiva e tomando remédios para tal doença. Falo dos calores, rubores, dores de cabeça irritabilidade, temores, etc… e minha médica não faz nada quanto a estes sintomas. Vou mudar logo de médico e tentar encontrar um que me trate com mais seriedade. Estou boba com tantas informações que eu não sabia. Obrigada a todos pelo excelente trabalho e por nos ajudar tanto.

  12. Mayla diz

    Eu tomo puran t4 ou levoide t4, ambos tem a mesma composição ou tratam da mesma forma?

    • Gabriel diz

      Os dois são a mesma coisa, tem o princípio ativo LEVOTIROXINA SÓDICA, são apenas de laboratórios diferentes. Daí fica a critério do teu medico te indicar a melhor marca, pois alguns tem uma marca preferida. O melhor é que esse medicamento está disponível pelo SUS. Você consegue pegar em qualquer unidade básica de saúde da sua cidade.

    • Lika SP diz

      Ambos possuem a mesma composição ativa: levotiroxina sódica. O Puran T4 é o medicamento mais “famoso”, porém é o que mais identifiquei em minhas leituras com altos níveis para causar alergias como urticária.
      De qualquer forma se você apresenta o quadro de hipotiroidismo e tem a indicação médica e sabe qual gramatura iniciar seu tratamento. Qualquer um a das marcas é melhor do que nada.

  13. Marcia Rabelo diz

    Tomo puran T4, só que de uns 6 meses pra cá, estou sentindo uns puxados na garganta e sinto muita secura na garganta. O que posso fazer?

    • Patricia diz

      Eu também comecei a tomar faz 3 dias e hoje comecei a passar mal. Suando frio, puxada na garganta tipo um nó que parece que vai faltar o ar. Tomo T3 e T4 formulado. Lembrando que não deu alterado minha tiroide, só chegou próximo.

  14. Maria Aparecida S. de Oliveira diz

    Recebi meu diagnóstico hoje que estou com hipertireoidismo. A médica me receitou o Puran T4 e começarei a usá-lo amanha pela manhã. Resolvi pesquisar sobre essa doença para eu ficar mais informada dos efeitos da doença, dos remédios, e do meu organismo. Tenho receio de não conseguir obter a melhora, já que realmente os médicos não falam praticamente nada para nós pacientes ainda mais se tratando de médicos do SUS.

    Adorei essa matéria e vou ler novamente para fixar todas as informações melhor.
    Muito obrigada mesma!!!

    • Mara Paulino diz

      Maria me desculpe não sou médica, mas eu tive hipertiriodismo gravissimo, e após uma dosagem do iodo 135, passei para o hipotiriodismo e hoje tomo Puran t4 de 125. O que me chamou a atenção é que voce publicou hipertiriodismo e não hipo como é o assunto, e disse que a médica passou Puran T4 pra você tomar. Ou voce escreveu errado ou pra mim existe uma controversia na medicação…

  15. Edilson de Jesus Leite diz

    Tenho hipotiriodismo à 8 anos. Mesmo sendo uma doença na maioria das vezes em mulheres fui sorteado. Sinto quando fico uma semana sem tomar o Euthyrox T4 inchaço e sono. Só melhora quando voulo a tomar o t4 no outro dia de jejum. Outra pergunta: O Euthyrox engorda?

    • Lika SP diz

      Olá. Não foi premiado não… Sou a terceira de 5 irmãos e dos cinco além de mim, mais 2 homens sofrem com a doença e minha filha mais velha também tem. E dá-lhe a síndrome de Hashimoto!

      • Robson diz

        Oi Lika. Por favor continue lendo os outros artigos publicados. Assim você pode melhorar não só a sua saúde, mas também a de seus familiares.

    • Robson diz

      Oi Edilson. O Euthyrox é composto por levotiroxina sódica. Para saber se o Euthyrox emagrece ou engorda pode ler os artigos sobre o Puran T4 e a levotiroxina onde estão as respostas para essas perguntas.

  16. Graziela Bernardes Jacob diz

    Olá! Já tem dois anos que minha urina se mostra com aspecto oleoso. Já fiz inúmeros exames de urina e não dá nenhuma alteração. É muito estranho. Pode ter algo relacionado com o uso do Puran? Desde 2005 tomo essa medicação. E de tanto procurar achei que em sua composição existe óleo de ricine… Tenho procurado uma resposta. O que faço?

  17. Maykon diz

    Estou tomando Puran t4 e sinto algumas dores no peito, já fiz vários exames e meu coração tá certinho… Essas dores são normais do efeito do remédio?

  18. Kassia diz

    Tomo Puran t4 100mg mas estou me sentindo muito mal. Pertubação, dor no peito, irritabilidade. Não sei mais o que fazer. Não tenho paciencia com meus filhos nem com marido e também uma fraqueza o tempo todo.

    • Dorival Galon diz

      Aconselho a tomar o Synthroid da Abbott, que é uma medicamento importado e muito mais confiável, além de barato. O Puran é nacional, apesar de ser da Sanofi.

  19. Edna diz

    Tenho hipotireoidismo devido ao medicamento que faço uso: carbornato de lítio. Tenho transtorno bipolar, fui ao endocrinologista e comecei a tomar levotiroxina sódica só que me deu alergia. Não aguento levantar da cama, enjoo, tonteira, vômito, não consigo ficar com olhos abertos, fraqueza, etc. Gostaria de saber se existe outro tipo de medicamento? Se possível favor enviar resposta. Obrigado.

    • Luciano Ricardo diz

      Há outras marcas que podem não apresentar o mal estar gástrico, como o Synthroid, é de tecnologia diferenciada, a absorção é mais regular e normalmente as pessoas sentem-se melhor. O preço é um pouco maior. Mas vale pelo bem estar.

      • Marisa Regina de Oliveira diz

        Tomo o Synthroid de 125 mcg à muitos anos. Sinto todos esses sintomas.

  20. Koice Évora diz

    Bom dia! Tenho Hashimoto, possuo um nódulo, porém meu TSH t3 e t4 sempre dão normais.
    Nos últimos dias tenho sofrido com muita sonolência, fadiga crônica, queda de cabelo, aumento de peso e muita dificuldade para emagrecer, apesar de fazer dieta, falta de apetite e exercício físicos diários. Minha mãe tem hipotireoidismo desde nova. Posso estar com hipo? Seria indicado tomar o Puran t4?

  21. Francis Magalhaes diz

    Minha filha toma puran T4 há um ano e engordou muito depois do remédio, o abdomen dela cresceu como se estivesse gravida é muito difícil ver minha filha com 19 anos ficar com peso de 79 quilos. Ela pesava 59-60 começou com o puran e tudo mudou. Como faço para o peso dela voltar ao normal? Há dois meses fui diagnosticada também com distúrbio na tireoide e o médico me passou puran também. Será que vou engordar também?

    • Dalton diz

      Você não engorda porque toma Puran. O remédio não traz efeito colateral nenhum. Engorda-se porque o metabolismo fica deficiente em função do problema na tireóide.

  22. Humberto diz

    Bom dia! Tenho 27 anos e tenho Hipotiroidismo a 9 anos, com o passar do tempo o médico aumentou minha dose do Euthyrox para 75 mg. Estou preocupado pois, tenho metade dos sintomas descritos acima, e perco peso com muita facilidade. Faço atividade física regularmente, inclusive para tentar aumentar meu peso, me alimento corretamente, mas a 4 anos faço musculação e consegui apenas 1 kg de massa magra. Tenho 1,79 e peso 64 kg. Agradeço se puderem me orientar no que posso fazer para obter uma melhora em relação ao peso e a melhora quanto aos sintomas.
    Abraços!

  23. Maria diz

    Boa noite. Iniciei Syntroyd 50 e passei muito mal, aí meu medico mudou para Puran T 4 de 25. Isso engorda pois me sinto meio inchada. Por favor aguardo retorno pois os médicos não falam muito dos efeitos colaterais.

    • Gabriel diz

      O inchaço pode ser (ou não) devido à retenção de líquidos. Talvez um diurético ajude a reduzir o inchaço no corpo.

  24. Sulumita diz

    Acabei de ser diagnosticada com hipotireoidismo! Desde uns 5 meses para cá ando me sentindo muito fraca e com muitos dos sintomas escritos em este site!
    Como queda de cabelo das sonbrancelhas e cilhos. Dores musculares e articulares, fraqueza muscular e etc!
    Gostaria de saber se o hipotireoidismo realmente pode causar a candidiases oral, como a lingua pilosa?
    Fui constada com a monocleose infecciosa. :(
    Alguem de vocês com hipotireoidismo tiveram a candidiase oral algunha vez?
    Estou desesperada… pois li em um site sobre a monocleose.
    E li que só pessoas com HIV ou cancer tem a candidiase oral!
    Estou desesperada… Gostaria de saber se eu for fazer um examem para HIV o hipotireoidismo impede de saber se eu realmente estou contagiada com esse virus ou não?
    Quanto tempo deve esperar para fazer esse exame.hiv para ter a certeza se estou ou nao com infectada?
    Li em um site que pessoa que tem hipotireoidismo atraza a janela imunológica!
    É verdade isso? Ou 5 semanas já e o suficiente para fazer este teste HIV?
    Desde já muito obrigada!

    • Tania diz

      Olha não sou médica, mas veja auto hemorragia associada com cloreto de magnésio e clotidrato de levamisol.

  25. Josemar José de Oliveira Franzini diz

    Tenho hipertiroidismo e tomo Puran T4 ou levotiroxina de 50mg, mas toda manhã tenho diarreia por composição de lactose. O que fazer se todos têm ele na fórmula? Sou intolerante à lactose. Aguardo resposta, agradeço.

    • Celismar Vieira Marques diz

      Gostei do comentário do Josemar José de Oliveira Franzini, pois a minha mãe tem o mesmo problema, mas não encontrei nenhuma resposta a pergunta que ele fez, se alguém tiver a resposta favor nos responder.

    • Jane diz

      O Euthyrox é a mesma composição e não contem lactose.

    • Robson diz

      Josemar, você tem hipo ou hipertireoidismo?

  26. Marta Sandra Machado diz

    Após o diagnóstico, precisamos aprender a conviver com a doença, meu nível de TSH chegou ao extremo (ultra sensível), agora está controlado. Más porém sinto todo dia algo que me deixa sempre com a sensação de que estou muito doente, mas o mais indicado é tentar conviver, afinal tem muita doença bem pior. Sem mais o resto é procurar o tratamento adequado a cada limite de TSH.

    • Luís Feltrin diz

      Quanto deu no seu exame de TSH? E que remédio e dose você usa?

  27. Mara diz

    Descobri que eu tinha hipertiriodismo depois de quatro anos me tratando de depressão. Tomava 18 comprimidos antidepressivos por dia, vivia dopada, com tremores que não segurava mais nada nas mãos. Deixei de cortar cabelos pois me cortava toda. A psiquiatra que me tratava, me deu vários diagnósticos: transtorno bipolar, sindrome do pânico entre outras… Até que um dia busquei lá no fundo, uma vontade louca de me curar e consegui pensar no mal que esses medicamentos estavam me fazendo.

    Deixei de viver e já estava perdendo a visão quando resolvi consultar uma psiquiatra particular. Levei minha sacolinha com todas as medicações e os diagnósticos da médica que me tratava. Eu tremia tanto que mal consegui entregar os papéis pra médica, que no mesmo instante me disse: meu bem você pode estar com depressão sim, mas existe algum outro problema ai que nós precisamos descobrir. Preencheu uma guia de exames e pediu que eu fosse fazê-lo no hospital, e esperasse o resultado pois queria ver no mesmo dia, pediu urgência e lá fui eu. Voltei no consultório com exames em mãos e pra meu alivio, a médica me olhou e disse: Querida, era o que eu desconfiei, voce está com hipertíriodismo gravíssimo, precisa urgente de um endócrinologista, vou fazer o encaminhamento com urgência e esses medicamentos nunca mais, esta minha colega, referindo se a médica que estava me tratando antes, está equivocada, essa mistura de medicação vai te levar à morte, o Litium que voce está tomando é que está acabando com a sua visão…

    Esta foi a consulta mais bem paga pra um médico, se hoje estou aqui viva, devo a esta médica atenciosa e profissional que me atendeu. Naquele momento ela fez uma carta para o INPS, pedindo meu afastamento e ai eu pude me tratar de verdade. Ela me passou Tapazol, pra ir tomando até meu encontro com o endócrinologista, a pedido dela foi muito rápido e uma semana depois estava na clinica Dimen recebendo a dose do Iodo 131, que fez com que eu fosse para o hipotiroidismo, hoje minha glândula tireoide é atrofiada, eu dependo mesmo é do Puran T4 125. Ainda sinto alguns sintomas, como dores musculares, caimbras, mas estou viva e bem melhor.

    Voltei a ter minha vida social três meses depois. Meu endócrinologista me abraçou e me disse, menina quando você chegou aqui, eu pensei que fosse te perder na mesma semana, seu coração não ia aguentar , mas agora graças a Deus você está salva, e hoje estou aqui ótima te contando essa passagem. Aquela primeira médica que não se interessou muito em saber o motivo da minha depressão e que só me dopou, que quase me matou, está médica está afastada fazendo tratamento psiquiátrico.

    • Regiane diz

      Nossa Maria, é impressionante como que tem gente que não esta nem ai pra gente. Eu tive hipertireoidismo à dois anos e tive que tomar o iodo radioativo, para evoluir para o hipo. Eu sofri muito também, só o que foi mais ruim para mim era a falta de informação depois da dose de iodo. Em menos de 4 meses eu estava praticamente sem nada de hormônio e o pior estava sem médico, pois logo após tomar a dose de iodo tive que mudar de cidade. Comecei a sentir todos as os sintomas do hipo, fui no posto de saúde me consultar e o médico não sabia nem me dizer o resultado do exame. Aqui não tem endócrino, mas ele me passou uma dose do Puran de 50 mcg. Comecei a tomar e ai é que começou o meu tormento. Só piorei. Logo em seguida consegui um endócrino numa cidade vizinha e lá ele refez o meu exame. Meu TSH estava em 125, que, entende sabe o que isso significa, estava mal mesmo, Ai ele me passou para toma o de 100mcg. Resumindo, quando comecei a tomar o remédio eu passei muito mal mesmo, mas ninguém me falou que isso é o efeito do remédio, não o organismo. Ele recebe um choque, mas em 15 dias já estava bem melhor e hoje já não sinto praticamente nada, mas não deixo de tomar minha dose diária. A gente tem que aceitar que vai ter que conviver com este problema, senão a gente não vive. Hoje eu faço exame de TSH regularmente para saber se está tudo bem. Te desejo todo de bom, depois do que você passou você merece. Só quem chega ao extremo desses sintomas sabe o que significa. Beijos e boa sorte.

  28. Miriam Carvalho diz

    Fiz o exame constatou que o meu t3 está abaixo do normal: 0,36.
    Ainda não fui à médica, só tem vaga para junho.
    Estou ansiosa para saber!

  29. M. Feliciano. diz

    A bem da verdade, na minha opinião, todos nós somos reféns do limitado conhecimento médico. Tratam-nos como cobaias humanas e o pior é que pagamos por tudo isso financeiramente, além dos danos causados pelos efeitos colaterais da medicação prescrita.

  30. Jurandir Barbosa diz

    Depois de ficar por quase 6 meses sentindo mau estar, entre outros perdi 23 kilos, fui ao endocrinologista e levei os exames que já tinha feito a pedido de um clínico geral.
    O resultado foi o seguinte dos exames:

    Tiroxina Livre (T4L), soro : 0,27 ng/dL
    Hormônio Tireo-Estimulante (TSH), soro : 151,30
    Anticorpo Anti-peroxidase (anti-tipo), soro : <2 IU/mL

    Tenho 37 anos.

    A médica me diagnosticou com HIPOTIREOIDE e me receitou Puran T4. Estou na segunda semana com o tratamento, procede a interpretação da médica?

    Agradeço

    • Luís Feltrin diz

      O meu TSH estava mais elevado que o seu. Comecei tomando 75 mcg e agora tomo 125 mcg. Que dose ela te indicou?

      • Jurandir Barbosa diz

        Caro Luis, eu iniciei com o Puran T4 50 mcg por uma semana e depois passei para o de 100 mcg e ainda faço uso dessa dosagem. Tenho consulta na próxima semana. Peguei o resultado do meu exame hoje e o meu TSH está em 59.

        Abraço e saúde.

    • Luciano Ricardo diz

      Sim. Procede. TSH elevado e T4 baixo configura hipotireoidismo.

  31. Vânia diz

    Boa noite, estou usando Puran 25mg e depois de tomar a primeira cartela (14 comprimidos), comecei a sentir ansiedade que me impede de dormir, e taquicardia de manhã cedo, e ao subir escadas ou ruas ingrimes. Será que isso tudo vai passar ou devo procurar o médico que me receitou esse medicamento para reajustar a dose? Há algo que eu possa fazer para amenizar os sintomas?
    Abraço,
    Vânia

    • Luís Feltrin diz

      Essa é a dose mais baixa. Teoricamente se você tomar doses mais altas esses sintomas vão se agravar.

      • Luciano Ricardo diz

        Sim. Procede. TSH elevado e T4 baixo configura hipotireoidismo.

  32. Iara Rodrigues diz

    A minha tireoide estava 150, estou tomando puran T4 75 mg há dois meses, mas nas últimas duas semanas estou apresentando muita queda de cabelo e estou tendo falhas na memória muito frequentes. Estou desesperada.

  33. Lourdes diz

    Tenho 54 anos, hipotiroidismo diagnosticado à 8 anos, comecei com eutyrox 25 hoje tomo 50, não tive efeito colateral. Vivo muito bem, não engordei tenho vida normal. Faço atividades fisicas: caminhada, hidroginástica. Cuido da minha alimentação. E principalmente aceito a doença. Abraços.

    • Maria Rita diz

      Você não teve queda de cabelo?

  34. Helena diz

    Sinto taquicardia, muito calor e muita dor de cabeça e falta de apetite (esse eu gosto rs)então parei por conta própria o puran t4. Tomo o mais fraquinho, 25mg. Devo continuar?

  35. Iara Rafaelli diz

    Eu fique um pouco confusa no que se refere ao abacate. Há poucos dias li sobre os benefícios de se consumir essa fruta. Onde dizia que pesquisas científicas são unânimes em afirmar que a gordura encontrada na fruta é monoinsaturada e essencial ao bom funcionamento do organismo; que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Além disso, é fonte de vitamina E e vitamina A, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células. E minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio. Outro benefício do seu consumo é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento. Devido ao seu teor de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Gostaria de maiores esclarecimentos no tocante ao malefício aos que sofrem o hipotireoidismo.

    • Jhon Makey diz

      Você tá viajando…

    • Robson diz

      Certo! O abacate é um alimento com muitas gorduras saudáveis e vitaminas. Para mais informação veja os artigos relacionados com a dieta, alimentos a comer e alimentos a evitar.

  36. Nina diz

    Tomo Puran T4 100 à mais de 5 anos. Eu fiz os exames e está normal, porem eu tenho duvidas se devo continuar ou devo diminuir para 75?

    • Regiane diz

      Se está normal à cinco anos acho que deve continuar, pois se você parar vai descontrolar novamente.

  37. Nathalia diz

    Tenho 26 e fui diagnosticada com hipotireoidismo… e o medico me receitou o Puran T4 75 mcg. É muita coisa?

  38. Bruna diz

    Meu exame de TSH: 4.3
    T4: 1.04
    Anti-Tpo: 19

    Qual tipo de hipotireoidismo tenho, gostaria de algumas explicações, vou ter que tomar o medicamento o resto da vida? Porque o TSH deu consideravelmente baixo enquanto o TPO bem acima?

  39. Luana diz

    Olá tenho hipo desde os meus 17, hoje tenho 32, sempre controlada tomando puran t4 100. De uns 8 meses pra cá desregulou, já tentei todas as doses, mas nenhuma se adequou, já tomei 100 e pouco, 112 e muito e me dá taquicardia, os médicos não sabem o que fazer… e nem eu mais. Nunca me aconteceu isto… preciso de ajuda urgente…

  40. Welita diz

    Ola, fui diagnosticada com hipertireoidismo, minha vida estava normal só sentia tremores e tinha muita energia. Meu médico disse que teria que fazer um tratamento com iodo, fiz o que ele me pediu. Quando voltei pra minha consulta reclamei que estava engordando, pois eu malhava e inicialmente antes das aplicações meu peso era de 63 kg, e em três meses engordei 10kg. Indo para 73kg. So então que ele veio com a noticia que eu iria engordar. Foi um choque para mim. Estou tomando 150 mg de Puran T4, tenho tido muitas dores de cabeça e atualmente estou pesando 78 kg. Ja não sei o que fazer. Minha vida viriu uma merda. Me sinto inútil, não vou à academia, me escondo em casa. E cada vez que penso na maldita aplicação tenho vontade de chorar. O que posso fazer?

  41. Sandra diz

    Estou sofrendo de insonia. Tomo levotiroxina de 50mg, mas parece que não funciona… Tenho dores no peito, dor de cabeça, cansaço…

  42. Maria Marta diz

    Tenho o hipotiriódismo e tomo Puram T4 à mais de um ano e não sinto melhoras, ontem não tomei o medicamento, hoje tomei e estou muito mal.

    • Maria Marta diz

      Tomo o puram 50 mg e estou sentindo pioras quando tomo o remédio.

  43. Andreia diz

    Boa tarde.
    Foi-me diagnosticado Hipotiroidismo há uns 7 anos. Já tomei várias dosagens e sempre foi dificil chegar a uma dosagem certa para equilibrar o organismo. Toda a vez que se baixa a dosagem passado um tempo a TSH dispara. Mas quando o médico aumenta a dosagem passado um tempo tenho taquicardia, suores e até já tive ataque de panico.
    No inicio deste ano tive inclusive que extrair uma das glandulas supra-renais, porque desenvolvi um quisto. E tenho também problemas de acne tardia. Ninguém me tira da cabeça que acaba por estar tudo relacionado. Afinal estamos falando do sistema endocrino do organismo.
    Neste momento estou tomando 0,150mg de Levotiroxina Sódica mas não estou conseguindo baixar o peso. É uma luta!!! Ninguém imagina o frustante que isso é, só quem vive isto.

  44. Adriana diz

    Olá, tenho 26 anos e acabei de pegar o resultados dos exames onde está tudo ok, apenas o ANTI-TPO está 410,10 UI/mL, o que é isso? Alguém pode me explicar? Estou tentando engravidar, isso pode atrapalhar?

  45. Delma diz

    Fiz retirada total da tireoide, faço tratamento com Syntroid à 6 meses, meu cálcio está normal. Mas tenho um formigamento constante desde que eu operei a tireoide, também zumbido no ouvido e quadro de depressão. Meu hormônio ainda não está equilibrado será que depois que tiver equilibrado esses sintomas desaparecem?

  46. Gisele diz

    Fiz meus exames e deu colesterol total 277, hdl 108, vldl 22,8 e ldl 146,2. Já a TSH 9,4 e o T4 deu 1,10. Minha médica entrou com medicamento para a tireoide, mas estou na duvida e com medo de tomar o remédio por causa das reações que ele causa, será que realmente é necessário o uso do medicamento sendo que a alteração foi tao pouca?

  47. Camila diz

    Bom dia, meu avô tem hiporoidismo à anos e toma o mesmo remédio Puran, porém só agora depois de anos que ele tem sentido esses sintomas. Principalmente taquicardia depois que ele toma o remédio.

  48. Juliane diz

    Olá, tenho hipotireoidismo, e meu médico me receitou somente o Puran T4, já estou no 88. Meu namorado é nutricionista, e comentou comigo algo sobre o hormônio T3, porém, em nenhum especialista que fui até hoje, me pediram exames de T3. De uns tempos pra cá, eu estou sentindo todos esses sintomas com muita frequência, acredito que devo estar com alteração hormonal de novo. Estou tentando marcar um outro especialista. Devo pedir para fazer exames de T3? É necessária a reposição desse hormônio juntamente com o T4?

    • Robson diz

      Oi Juliane. Deve fazer o exame de T3 também. Estou a preparar um artigo que vai falar dos vários subtipos de hipotireoidismo. Para analisar isso é necessário o valor do T3.

      • Luciano Ricardo diz

        Concordo, seria interessante tambem comentar do T3 reverso e medicamentos que limitam a conversão de T4 em T3.

  49. Danielly diz

    Tomo Puran T4 desde fevereiro. Depois da medicação comecei a ter alergia muito esquisita. Não sei se é da medicação. Já consultei e nada estou desesperada.

  50. Silvia diz

    Olá, você também tem hipoteroidismo? Você está em que cidade? Tem indicação de um bom endocrino e nutricionista? Eu adoro leite de soja e fiquei assustada quando vi que não faz bem pra mim, além da informação dos exercicios físicos. Mas vi que estou super mal orientada até agora.

    • Robson diz

      Existe muita informação contraditória na internet. Os médicos não prestam muita atenção a informações atualizadas sobre a dieta e a tireoide. É uma doença complexa!

  51. Scarlett diz

    Olá! Tenho 18 anos, nos meus exames constam:

    TIROXINA TOTAL : 2.8 mcg/dL
    TSH: 238.29 mcUI/mL
    T4 LIVRE TIROXINA LIVRE : 0.55 ng/d

    Estou tomando 100mcg de levotiroxina há 24 dias… O motivo principal que fez eu fazer um exame de sangue foi a minha queda de cabelo, e daí descobri o hipotireoidismo, mas estou achando que a queda piorou, e pelo que vi, esse é um efeito colateral do próprio remédio… Será que vou ter esse efeito colateral durante todo o tempo em que eu tomar o remédio? Já estou com pouquíssimo cabelo e com algumas falhas, estou desesperada, e só tenho médico em agosto!

    A minha menstruação está atrasada à uns 3 meses, ou mais, e queria saber se o remédio pode piorar a situação…
    Também sinto muito sono ainda e insonia, dor de cabeça praticamente todos os dias, cansaço aos pequenos esforços, meu coração acelera do nada. Enfim, estou me sentindo mal, com sintomas “estranhos” no corpo todo! O que posso fazer quanto a esses efeitos? Pegar uma dose menor?

    E outra, estou passando com um clínico, devo procurar um endocrinologista? Espero que possa me auxiliar, obrigada!

  52. Vania diz

    Descobri o hipotireoidismo à mais ou menos 1 ano e tomo Puran de 50mg. No início tinha quase todos estes sintomas descritos mas o pior era o cansaço. Às vezes, devido a vida agitada, esqueço de tomar o remédio. Fiquei uns 4 dias sem ele e me senti super bem, muita energia, sem dores no corpo, etc. Daí fiz o teste novamente e fiquei uns 5 dias sem tomar o Puran T4. Gostaria de saber se existe algum caso reversível ou se isso é só impressão minha. Obrigada.

  53. Juliane diz

    Oi. Sei que nunca devemos fazer consultas on line, mas fiz esses exames e fiquei meio assustada e com medo. Os resultados foram:
    Ferritina: 162,50 ng/ml
    TSH ULTRA SENSIVEL: 3,238 MCUI/ML
    T4 LIVRE: 1,12 NG/ML
    ZINCO: 103,0 MCG/DL

    Com esse resultado tô com problemas na tireóide?

    Me ajudem…

  54. Day Soares diz

    O medicamento Puran t4 pode influênciar uma desestabilização lacrimal? Tenho uma cliente de lentes de contato que refere ápos o inicio do medicamento ter secreção de gordura nas lentes, o que antes não tinha. Aguardo resposta!

  55. Luana diz

    Percebo nos comentários muitas pessoas confundindo HIPER com o HIPOtireoidismo… Não sejam tão relapsos com a saúde como foram com seus cérebros.

  56. Cláudia Teixeira de Paiva diz

    Olá, tenho tireoide à mais de 14 anos, mas agora estou sentindo muita sudorese e engordando muito. Já não sei o que fazer.

    • Luciano Ricardo diz

      Se os seus sinais e sintomas forem característicos de hipotireoidismo e os exames forem estes é sugestivo de Hipotireoidismo Subclinico, mas reza a boa prática médica que deve ser pedido mais exames investigativos e de seguimento.

  57. Cassia diz

    Tenho 25 anos estou tomando a 5 dias o Puran 50mcg indicado pelo médico e estou sentindo como se estivesse com algo entalado na garganta e não consigo engolir. Isso é algum tipo de efeito do remédio?
    Grata

  58. Rebeca diz

    Olá! Descobri há um mês que estou com hipotireoidismo e também descobri que estou grávida. Será que posso fazer tratamento mesmo estando grávida?

  59. Rose diz

    Olá! Queria parabenizar pelo site, excelente e muitíssimo informador… Descobri o hipotireoidismo à 3 meses, meu TSH estava em 36.172, comecei com Puran de 25mcg e 10 dias depois minha endócrina subiu pra 50mcg e uma semana depois pra 75mcg. Fiquei com essa dose cerca de 15 dias e refiz o exame que deu 9.755, achei ótimo e fiquei toda animadinha… Voltei na médica com esse resultado e ela aumentou pra 88mcg, uns 15 dias depois comecei a passar muito mal com palpitações, irritabilidade, apatia, fraqueza/cansaço físico, sensações de vertigem, perda de peso que já tem me preocupado etc… Com tudo isso resolvi, por conta própria, medir o TSH que deu 2.805, liguei pra médica e contei tudo isso, ela então pediu pra alternar as doses 75 e 88, fiz isso e continuei com os mesmos sintomas… Ela pediu pra fazer o exame novamente e deu 5.024, ou seja, normal dentro da referência do meu laboratório, ela manteve as doses mas mudou a marca pra Levoid e continuo com os sintomas… Às vezes penso, até mesmo pra ter uma motivação, que esses sintomas são uma espécie de adaptação do organismo às novas taxas e que tudo vai passar, mas, muitas vezes dá um desânimo gigante, vontade de largar tudo pra lá e ficar em hipo porque pelo menos eu dormia… Se alguém tiver algo pra dizer sobre isso, agradeço. Boa sorte a todos e Deus nos ajude!

  60. Maria Cristina diz

    Olá, gostaria de saber se é possível tratar hipotiroidizmo com homeopatia?

  61. Kelly diz

    Oi. Tive à 5 anos atrás hipertiriodismo, mas por causa da doenças de graves tive que tomar iodo radioativo. Desde ai à mais ou menos 3 anos não consigo controlar meu hipotiroidismo. Tomo 250 de puran, estou num estado de depressão, fadiga intensa, insônia todos os dias. Não tenho paciência para nada e sem animo. Quero só ficar deitada. Não consigo ter forças para fazer nada. Acho que estou com um inicio de sindrome do pânico pois não consigo ficar em um local como cinema. Começo a ficar impaciente, sufocada e querendo ir embora. Minha vida está insuportável e ninguém consegue resolver ou levar a sério o meu problema. Tenho todos os efeitos colaterais do hipotiroidismo. Não estou nem conseguindo trabalhar e ter uma interação com outras pessoas. Não sei mais o que eu faço. Preciso muito de ajuda.

  62. Delsa Maria diz

    Obrigada a todos pelo comentários. Sofro de hipo, acho que desde que me entendo por gente. Porem, só à uns 10 anos descobri o que eu tinha. Já fui diagnosticada com depressão profunda, sindrome do pânico, meu ex marido tentou me internar como louca. Mas depois que descobri o que realmente tinha, comecei o tratamento com puran t4. Hoje levo uma vida quase normal. Voltei a ter vontade de viver, fazendo faculdade e até me casei de novo e tenho um bebe de 3 meses… Ahhh… Esqueci de dizer… Tenho 45 anos. Bom, o que quero deixar aqui, é que com tratamento adequado e mudança de hábito, nós vitimas da HIPO, podemos ter de novo satisfação em viver. Beijos a todos e PARABÉNS PELOS ESCLARECIMENTOS.

    • Ada Valentim diz

      Oi. Sou a Ada Valentim de Paraiba e tive hipo por 4 anos. Me operei o ano passado e tomei duas dosse de iodo e faço tratamento com puran t4 175. Sou feliz. Que Deus abençoe todos vocês.

  63. Rubia diz

    Olá, boa tarde. Após exames a médica me receitou Euthyrox 25. Estou tomando há tempos, não vi nenhuma mudança, pelo contrario, ainda engordei. Na verdade só percebi uma mudança no meu ciclo menstrual, eram 11 dias de tortura e 15 de descanso; passou a 8 dias de tortura e 22 dias de descanso (já ajuda). As 1as caixas q tomei me causaram dor/pressão na garganta, região da carotida e taquicardias, eram de genericos, mudei para o original e acabaram as dores. Estou com receio deste remédio. Gostaria de testar o Fucus vesiculosos, mas precisaria de um profissional para me receitar e saber se posso parar o Euthirox e como (se é gradativo etc). Voce sabe se o Fucus é realmente bom para hipotireoidismo? grata, Rubia

  64. Silvia diz

    Tomo Puram T4 88, estou com 17 semanas de gestação. Posso continuar o tratamento sem prejudicar meu bebe?

    • Eliane Almeida diz

      Quando a pessoa faz tratamento de tireoide, deve seguir recomendação médica durante a gravidez. No youtube eu vi uma palestra de uma médica falando que a gestante tem que tomar medicação para que a criança não tenha falta dos hormônios da tireoide, e consequentemente problema mental. Ela ainda enfatiza a necessidade do aumento dessa dose. Enfim, tire dúvidas com seu médico sobre essa situação. Boa gestação e feliz parto!

      Palestra sobre Hiperplasia Adrenal Congênita e Hipotireoidismo Congênito
      Segue o link da palestra https://www.youtube.com/watch?v=U1gHU_qoxi0

  65. Fernanda diz

    Fiz o exame da tireoide e a minha deu 5.19. Ainda não levei pro médico, mas eu tenho essa doença ou não? Me responda por favor.

  66. Fabiola Nosaki diz

    Bom, tive cancer de tireoide há 2 anos e tomo Synthroid. Fiz a TT e iodoterapia. Hoje estou em 225mg, tenho hipertiroidismo subclinico (< 0,001) mas ao mesmo tempo meu T4 oscila entre 18 e 14, o último exame deu 16 (hipo). O restante está dentro da normalidade: T3, anti peroxidase e tireoglobulina. Já tentamos T3 25mg mas quase morri do coração. Além dessas frações existe alguma outra para que verifique a necessidade de combinação hormonal? Tenho sintomas de ambos e já estou cansando de viver restrita.
    Obrigada.

  67. Roseli diz

    Olá, eu descobri o hipertireoidismo à 7 anos e já fez 4 anos que fiz uma cirurgia por conta de que meu olho estufou pra fora. Então faço tratamento até hoje, tomo Puran T4, mas ele está me inchando. É um efeito colateral?

  68. Paulo Roberto diz

    Os médicos me diagnosticaram hipotireoidismo há mais de 10 anos, hoje tenho 53 anos, tomo diariamente Puran T4 112mcg, além disso um dos médicos me receitou tomar T3. É aconselhável, quais os benefícios e efeitos colaterais?

  69. Cássia diz

    Por favor alguém me ajude! Estou angustiada até o dia da minha consulta. O resultado do meu exame deu TSH 5.73. Isso já é considerado hipotiroidismo? E se for, eu vou engordar?

  70. Ana diz

    Boa tarde. Meu nome é Ana, minha mãe retirou a tireoide à 2 meses, desde então não tem vivido. Sente todos os sintomas descritos a cima e muito mais, sofre de depressão, sindrome do panico, tem medo de ficar só, não consegue fazer mais nada, mal sai da cama, não tem energia para fazer nenhuma atividade. Ela está tomando PURAN 125 já tem 1 mês, e pelo jeito não está fazendo efeito, pelo contrário, está pior. Não sabemos mais o que fazer, estamos precisando de ajuda, niguém merece viver assim.

  71. Gisela diz

    Fui a um clinico geral pois estava achando estranho. Eu estava com intestino muito preso ele solicitou exames de sangue e o meu TSH deu 19.95. Isso é um caso muito sério?

  72. Eliane Maria da Silva diz

    Tenho um nódulo na tireoide, descobri há uns três anos e tomo levotiroxina 25 mcg todo dia, mas tenho tido uma dor de cabeça insuportável que não passa com analgésico nenhum, nem com remédio injetável. Muitos desses sintomas que li sinto também. Quando falei com a endocrinologista sobre as dores de cabeça ela disse que não era do remédio. Por minha conta e risco parei de tomar o remédio por 3 meses e as dores de cabeça pararam. Quando retornei à consulta e fiz novos exames de sangue estava muito alterado. Tive que tomar o levotiroxina de novo, mas toda vez que essa dor de cabeça me ataca eu paro de tomar o remédio e depois volto de novo quando melhoro. É perigoso fazer isso? A médica não me explica nada, não sei mais o que fazer. Tenho que tomar esse remédio pelo resto da vida!

    • Sabrina diz

      Também já tive crises de enxaqueca durante algum tempo durante o tratamento do hipotiroidismo, porém meu médico disse que não é devido ao uso do Puran. Fiz outros exames e foi constatado trigliceridies e colesterol alto. Tomo sinvastatina e genfibrozila, juntamente com o puran e nunca mais tive crises de enxaqueca.
      Então as dores de cabeça era por causa de outros problemas e não do medicamento.
      O certo é procurar outro médico, um neuro ou cardiologista podem te ajudar.
      Melhoras.

  73. Lilianne Lourenço diz

    Ola, tenho 14 anos e fui diagnosticada aos 2 meses com HIPOTIROIDISMO, tomo Levotiroxina Sódica todos os dias em jejum, um dia tomo Levotiroxina 175 mcg e no outro o 200 mcg. Sera que isso e prejudicial a minha saúde? Obrigada.

  74. James diz

    Olá, gostaria que vocês pudessem ser mais específicos a respeito dos alimentos que não devem ser engeridos por quem sofre de hipotireoidismo? Pois sofro muito com alguns alimentos que me prendem o intestino e descobri através do site que isso é muito comum em quem tem a doença. Sem entrar no mérito dos alimentos industrializados, mas pães, massas, quais tipos de grãos que fazem mal, lacticínios, carnes, será se devo evita-los?

  75. Maxine diz

    Durante mais de 10 anos convivi com hipertireoidismo, até que decidi fazer um tratamento definitivo a fim de que pudesse fazer uma descompressão orbitária por conta de uma sequela ocular. O oftmologista aconselhou normalizar as taxas hormonais para fazer a tal cirurgia. Foi indicado como tratamento o iodo radioativo, do qual precisei ser levada a utilizar várias doses, pois não apresentava o efeito esperado. A última dose me causou dores terríveis na tireoide por mais de um mês, sendo associada a litio, com suspeitas de tireoidite. Em dois meses, agora transformou se em hipotireoidismo no que se refere às taxas, porém o sintoma da insônia persiste e continuo a engordar sistematicamente. A médica que indicou o tratamento anterior agora prescreveu Puran 75. E quando questionei sobre dietas não pareceu achar importante. Eu muito inclinada a não tomar essa medicação, e tentar deixar meu organismo se recuperar de tantos remédios. Alguém já tentou medidas alternativas ao remédio em questão? Como alimentação e chás? Abracos.

  76. Sabrina diz

    Tratar o hipotiroidismo não é coisa fácil, aprender a conviver com isso e fazer com que as pessoas ao redor entendam nossas mudanças de humor e a sensibilidade é quase impossível.
    Juntamente com o Puran T4, eu faço o uso de Amitripitilina, é o que me acalma.
    Já estou tomando 50mcg do Puran e estou tendo queda de cabelo e da sobrancelha de uma forma progressiva e contínua.
    Que Deus tenha misericórdia.

  77. Eulália de Souza diz

    Gostaria de saber, tomo Puran de 200mcg à 3 anos agora meu exame deu 89.21. A médica só me disse que tá errado o exame, que não devo me preocupar. Só que criei muita barriga, meu colesterol tá bom a glicose também. Devo me preocupar?

  78. Juliana Cleto diz

    Oi pessoal! Minha mãe tem 55 anos e está tomando Euthyrox (T4) 50mcg em jejum há 4 dias. A médica mandou ela cortar ao meio na primeira semana. Ocorre que no 5º dia ela vomitou muito por causa do remédio, foi até bile, acho que atacou o fígado. Será que é bom tomar omeprazol? Alguém teve dor de cabeça ou vômito com T4???

    • Robson diz

      Cara Juliana, apesar de ser um remédio sem receita médica é necessário algum cuidado quando tomado com outros medicamentos. O Omeprazol é para refluxo gástrico e o vômito pode não estar relacionado com isso. Por favor consule um médico.

  79. Monica Santos diz

    Eu tomo Puran T4 e o efeito colateral que eu estou percebendo é que está mexendo muito com meu psíquico.

  80. Lidiana diz

    Boa noite! Tenho hipotiroidismo, mas abandonei o tratamento por qeu tomei o Puran T4 de 25, que é para recém nascido, durante 15 dias e tive taquicardia. Não aguentava andar que meu coração já disparava e vinha falta de ar junto. Acabei indo ao hospital de emergência e lá descobriram que eu tava tendo uma crise de hipoglicemia devido ao Puran T4! Agora não sei o que fazer! Alguém pode me ajudar?

  81. Seleide diz

    Hoje mesmo fui na minha médica e falei para ela que o medicamento esta dando reações e ela so disse: “Estranho!”

  82. Michelle diz

    Quem tem hipotireoidismo pode tomar bebida alcoólica?

    • Robson diz

      O consumo de bebida alcóolica em moderação não causa problemas para pacientes de hipotireoidismo. Apesar disso o alcóol contém muitos carboidratos por isso é necessário ter em conta os efeitos na glicemia. O consumo em excesso é sempre mau. Para pacientes com Hashimoto é importante não consumir bebidas com glúten (cerveja, certas vodkas feitas de trigo, etc). Nas próximas semanas vou publicar um artigo sobre o alcóol e a tireoide.

  83. Valéria diz

    Boa tarde. Sinto todos os sintomas descritos em seus artigos. Fiz cirurgia à 3 anos, retirei o lado esquerdo da tireóide, o lado direito não funciona. Tomo Purat T4 50mcg, só que me dá muito enjôo e esqueço muito de tomá-lo. Não sei mais o que fazer… Minha vida parou e percebo que é bem difícil a compreensão por parte das pessoas, só quem passa por isso sabe o que estou dizendo. Não quero mais viver assim, quero ter a qualidade de vida de antigamente. Tenho consulta com o endocrino e levarei os resultados dos exames. Com certeza, quero mudar… Ninguém merece ficar assim… E ainda me pergunto: Será que tenho hipo? Obrigada.

  84. Fátima diz

    Fiz uma cirurgia, à dois anos tirei a tireoide e tomo Euthirox 125mcg. Sinto todos os enfeitos colaterais e já consultei todos os médicos da cidade e nenhum presta.

  85. L.C. diz

    Tomo LEVOID 50 mcg e tenho a maioria dos sintomas. Agora minha menstruação está atrasada à dois dias, meu médico disse que eu não posso deixar de tomar em hipótese nenhuma, então eu so devo esperar ou devo dar uma pausa na medicação?

  86. Ianca diz

    Oi, fui diagnosticada com hipotireoidismo há alguns anos, porém comecei a ter muitas reações colaterais e resolvi suspender o uso do remédio, se não me engano Levoid 25, por conta própria e senti uma melhora. Depois disso passei por alguns problemas pessoais e comecei a sentir os sintomas do hipotireoidismo. Resolvi fazer um exame de sangue e a médica disse que deu hipotireoidismo e me passou PuranT4 25, só que quando eu tomo me sinto mal e tenho os sintomas acima. Quando não tomo me sinto bem, fico normal e sem palpitação. Eu não sei oque fazer, se ignoro isso e continuo tratando ou se vou de acordo comigo mesma e paro de tomar de vez. Alguém pode me ajudar?

  87. Sol diz

    Boa noite. Eu retirei minha tireóide e reponho o hormônio à 16 anos, já tomei todas as marcas e a que menos me causou efeitos colaterais foi o Euthyrox. Demorou um tempo até acertar a dose certa, me observei por um tempo até conseguir… Hoje estou com 49 anos e tenho tido picos de alterações dos hormônios femininos, novamente vou precisar estudar a melhor forma para repor e proteger todo meu organismo. Depois de vários relatos o Puran poderia ser analisado…
    Parabéns pelo site, quando iniciei não existia nada sobre o assunto.

  88. Renata diz

    Tenho hipotireoidismo daquele tipo auto imune degenerativo de Hashimoto. Tomo Sintroide há 1 ano, 100 mcg. Faço acompanhamento periódico, mas me sinto super mal, extremamente cansada, exausta, depressiva, etc… Engordei 40 kilos em 1 ano e os endócrinos e nutricionistas falam que não tem nada a ver com a tiróide. Será que este medicamento está causando esses efeitos colaterais?

    • Robson diz

      Cara Renata, veja os artigos sobre o Puran T4 para a resposta a essas perguntas, especialmente o artigo sobre “O Puran T4 Engorda?”

  89. Vania diz

    Ola, há uma semana descobri que estou grávida, nunca deixei de tomar o remédio mas em decorrência do dia a dia fiquei sem fazer o controle um ano. Como estou grávida minha médica já aumentou a dose do remédio sem ver o exame, estou preocupada pois sei que tem riscos na gravidez. Além da tireoide tenho 40 anos e primeiro filho. Meu bebê pode ter algum problema? Estou de 6 semanas. Obrigada.

  90. Teja diz

    Muito bom! Me ajudou muito! Sou grata.

  91. Rosana Moreira diz

    Fiz dia 29/05/2015 a cintilografia de corpo inteiro, que é de rotina, ok. Já voltei a tomar o Puran T4 100 e a minha alimentação. Eu gostaria de saber porque meus olhos estão tao inchados. Tá horrível e eu fico com vergonha. Parece que dormi durante dias. Há alguma coisa que posso fazer?

  92. Abraão diz

    Há 7 anos faço uso do Puran T4 e há 1 ano minha dose é 125mcg. Fui diagnosticado com HIPOTIREOIDISMO e junto com essa doença vieram outras como dermatites, arritmias cardiacas, etc. Não sei mais o que fazer, vejo que os médicos são somentes “receitadores” de medicamentos.

    • Robson diz

      Caro Abraão, comece a ler os artigos sobre a alimentação e suplementos para a tireoide.

  93. Maria diz

    Eu passei pela cirurgia para a remoção da tiróide toda. Comecei tomando Puram 75mcg um mês depois passei para 100mcg. Tenho sentido muita dor nos ombros e nos ouvidos. Principalmente do lado direito… Notei também que mesmo sem comer muito, pois sou muito de segurar a boca, que ganhei uns kilos extras… Que para mim já é ruim, pois não tinha conseguido eliminar nem um quilinho. Sinto muita canseira, meus braços e pernas parecem que pesam uma tonelada. Não sinto ânimo para nada… Tenho uma filhinha de 7 aninhos. E sem querer eu as vezes respondo grossa pra ela. Me deixa muito triste, pois eu sei que ela é uma criança que necessita de muito carinho e muita atenção. Não sei se é por conta deste meu comportamento que ela tem tido desmaios… Também parece ter alguns sintomas aqui descritos! Peço ajuda pois eu me preocupo com ela. O que eu posso fazer para melhorar os meus sintomas também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>